Você está aqui

Abril foi o mês escolhido por órgãos públicos e instituições empenhadas em evitar acidentes de trabalho para promover a conscientização sobre a importância da segurança entre os trabalhadores. O país segue as orientações endossadas por órgãos como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reconhece a campanha Abril Verde desde 2011. 

Para a OIT, trata-se de uma iniciativa importante, pois reforça a convicção de que a prevenção vai além do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo desde a avaliação dos riscos até a adoção de atitudes de prevenção e proteção. Para que a iniciativa funcione, porém, é necessário que todos dentro da empresa estejam engajados e dispostos a seguir estas atitudes preventivas.

Por que prevenir acidentes e doenças é tão importante?

Acidentes e doenças decorrentes do trabalho podem gerar danos físicos, emocionais e sociais. Nos dois últimos casos, os danos gerados podem afetar tanto a pessoa vítima do acidente quanto seus familiares, amigos e colegas. Ou seja, prevenir acidentes e doenças é um dever que gera benefícios a todos.

Parte desta prevenção é garantir o bem-estar geral do empregado. Afinal, quando o trabalhador sente-se bem, ele presta suas atividades com mais atenção, e a atenção do trabalhador à sua atividade já é uma forma de prevenção de acidentes.

Por isso, a empresa precisa entender o trabalhador como um ser humano integral. É preciso considerar que vários aspectos impactam na possibilidade de ocorrer um acidente e que, por isso, é essencial investir em ações de prevenção de doenças e acidentes, promoção da saúde e saúde mental.

Estimular a prevenção, portanto, é essencial. Para que todos façam a sua parte, é preciso mostrar para o trabalhador como ele pode contribuir para a redução de acidentes. Confira a seguir algumas atitudes individuais que ajudam a tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

Hábitos e ações para tornar o ambiente mais seguro

A prevenção, muitas vezes, está em pequenas atitudes do trabalhador, como conferir se o quadro de energia está desligado, inspecionar o EPI antes de utilizar, verificar as condições do espaço de trabalho antes de iniciar, manter as capacitações em dia, sinalizar quando há algum risco, participar da SIPAT ou até mesmo estar bem alimentado. Neste sentido, o papel da empresa é contribuir para que essas atitudes se tornem culturais.

Para que se estabeleça uma cultura de prevenção, é necessário criar o hábito de praticar a segurança em todos os momentos da nossa vida e de nosso trabalho. Veja algumas recomendações que devem ser passadas aos trabalhadores:

  • Verificar se o ambiente de trabalho está seguro e não subestimar as possibilidades de acidente
  • Fazer a análise de riscos e saber como se prevenir
  • Caso algo esteja fora de ordem ou inseguro, comunicar aos superiores imediatamente
  • Sempre reforçar com os colegas a importância de respeitar os procedimentos e instruções recebidas nos treinamentos
  • Se não souber como executar uma tarefa com segurança, buscar perguntar e aprender: isso é permitir ser cuidado
  • Manter a atenção durante a jornada de trabalho, sem agir “no automático”
  • Participar atentamente dos treinamentos e conversas sobre segurança no trabalho
  • Checar todos os itens que tornam o trabalho seguro
  • Não pular etapas, cumprir todos os procedimentos de prevenção
  • Respeitar as regras de segurança de máquinas e equipamentos
  • Realizar inspeções periódicas em equipamentos, ferramentas, etc.
  • Usar corretamente os equipamentos de proteção individual (EPIs)
  • Respeitar sempre a sinalização de risco e os alertas visuais sobre riscos de ambientes e equipamentos
  • Fazer um trabalho seguro e voltar para casa preservando sua integridade física 

Quanto mais pessoas conhecem e praticam as medidas de segurança no trabalho, mais protegida fica a equipe. Sabendo disso, a empresa deve estimular que os trabalhadores entendam a importância de fazer a sua parte e incentivem os colegas a fazerem o mesmo. Ter uma atitude preventiva pode salvar vidas, e a proteção do ambiente de trabalho é dever de todos.

Quer conhecer as soluções de Segurança no Trabalho do SESI/RS? Então clique aqui!

quarta-feira, 31 de Março de 2021 - 17h17

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 10 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat