Você está aqui

Você sabia que os transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de álcool e outras drogas estão entre os motivos que mais afastam as pessoas do trabalho? Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência de álcool e a fármaco-dependência estão presentes em uma relação de tendências mundial de transtornos psicossociais no trabalho.

Reconhecendo como esta questão pode afetar a produtividade, a segurança e até mesmo as relações interpessoais no trabalho, elaboramos este conteúdo para explorar a importância da prevenção ao abuso de substâncias nas empresas tanto para preservar a saúde integral do trabalhador quanto para garantir a produtividade dentro das organizações.

Entendendo o consumo de drogas e álcool em contexto mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como “droga” toda substância não produzida pelo organismo que é capaz de alterar o seu modo de funcionamento. Sendo assim, álcool, maconha, cocaína, crack e até mesmo medicamentos são considerados drogas – a diferença é que os medicamentos, quando administrados corretamente, trazem benefícios à saúde.

Embora substâncias como álcool e medicamentos em geral estejam ao alcance de maneira fácil, isso não significa que não sejam drogas e que não representem risco. Segundo a OMS, por exemplo, não existe volume de álcool seguro a ser consumido. Isso porque o álcool, considerado a droga que provoca mais danos à saúde e que pode levar à morte, é tóxico ao organismo e pode provocar, inclusive, doenças mentais.

Além disso, existem outros dados preocupantes sobre o assunto. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) divulgada em 2019 indicava que 2,3 milhões de pessoas bebiam de maneira exagerada ou fora de hora, o que implica em dependência do álcool. Na mesma pesquisa,  ficou registrado que 0,5% das pessoas NÃO faziam bom uso de remédios que servem para diminuir a dor ou deixar as pessoas mais tranquilas (calmantes e/ou tranquilizantes).

Com estes dados, fica fácil entender que o consumo de drogas e álcool pode ser bastante perigoso à saúde. Mas quais são os efeitos e perigos do abuso de substâncias? Vamos destacar a seguir.

Os perigos do abuso de substâncias

Uma das principais características de substâncias como álcool e outras drogas é que elas provocam dependência, ou seja, a pessoa passa a consumir uma quantidade cada vez maior para se satisfazer. Como consequência,as mudanças de comportamento acarretadas pelo uso afetam a vida pessoal e o trabalho.

Veja alguns exemplos destas consequências:

  • brigas em casa (abalando a estrutura familiar);
  • falta de paciência ou de cuidados com os filhos; 
  • maior risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis;
  • maior risco de acidentes em casa e/ou no trabalho (porque o julgamento do que é arriscado fica prejudicado);
  • maior ocorrência de atrasos e faltas no trabalho;
  • perda da produtividade no trabalho.

Estas consequências têm relação com os efeitos das substâncias do organismo, que podem incluir:

  • Pressão alta (hipertensão)
  • Doenças cardíacas
  • Taquicardia
  • Doenças respiratórias
  • Perda de memória
  • Perda dos reflexos (movimentos lentos)
  • Dificuldade na fala
  • Irritação e isolamento
  • Falta de atenção
  • Fraqueza
  • Ansiedade
  • Insônia
  • Perda de apetite
  • Dor de cabeça
  • Tremores
  • Sudorese (excesso de suor)
  • Olheiras
  • Lesões cerebrais
  • Náuseas e vômitos
  • Convulsões
  • Overdose
  • Alucinações
  • Coma
  • Morte

Agora que você entendeu o contexto e os perigos do consumo excessivo de substâncias, é hora de falar sobre como prevenir e tratar o abuso de álcool e outras drogas.

Como prevenir e tratar esta condição?

Prevenir é melhor que remediar. Esta máxima, sempre citada quando o assunto é saúde, também se aplica quando falamos sobre o consumo de substâncias. Confira abaixo 5 recomendações relevantes para prevenir e tratar o abuso de álcool e outras drogas.

  1. Seja exemplo para aqueles que vivem com você. Ao evitar o uso de álcool e outras substâncias, você ajuda a prevenir esse tipo de comportamento entre pessoas da sua família.
  2. Caso perceba alguma das mudanças de comportamento ou sintomas aqui descritos, observe a relação com o consumo dessas substâncias e peça ou ofereça ajuda!)
  3. Esteja ciente de que a dependência química é uma doença e, a exemplo de qualquer outra, merece respeito e tratamento adequado.
  4. Aceite que, muitas vezes, para que o tratamento gere resultados, é preciso envolver o apoio da família, terapeutas, grupos de apoio e até centros de reabilitação.
  5. Converse abertamente com os menores sobre os riscos do consumo de álcool ou outras drogas. A prevenção deve começar ainda na infância e continuar na adolescência e vida adulta.

É isto mesmo: a infância, quando a criança está com idade entre sete e oito anos, é o momento ideal para iniciar a prevenção do uso de álcool e outras drogas. Isso porque é neste período da vida que os filhos estão mais abertos a escutarem as orientações dos pais e aprenderem com eles.

Agora, você pode estar se perguntando: como tratar o assunto em família? Aqui vão algumas orientações:

  • Caso a criança tenha contato com alguém que bebeu demais, por exemplo, aproveite a chance para explicar os riscos daquele tipo de comportamento;
  • Mostre-se aberto(a) a conversar sobre o assunto caso crianças ou adolescentes tenham curiosidade sobre os efeitos do uso de álcool ou outras drogas;
  • Se houver o consumo de bebida alcoólica em algum evento da família, esclareça que aquele tipo de bebida não deve estar presente em todas as ocasiões.

Esclarecemos como tratar o assunto em família, mas também é importante entender como abordar o assunto no ambiente de trabalho. Vamos descobrir?

Como abordar o assunto no trabalho?

O uso de álcool e outras drogas em excesso tem impacto direto no mundo do trabalho: gera redução da produtividade, interfere no desempenho, na rotatividade funcional, no relacionamento interpessoal e no absenteísmo e pode gerar prejuízos diretos à segurança e à saúde. Dados contabilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano de 2017 apresentaram 29.100 afastamentos do trabalho relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Ao observar estes dados, fica evidente por que é tão importante abordar o assunto dentro das empresas. E o primeiro passo para enfrentar situações relacionadas ao tema no ambiente de trabalho é estar preparado para reconhecer como o álcool ou outras drogas podem afetar a saúde das pessoas. Além disso, tão importante quanto manter os trabalhadores conscientes e protegidos dos danos que o álcool e outras drogas podem causar, é estimular um comportamento preventivo que leve qualidade de vida para todos dentro da empresa, mas também em suas vidas pessoais.

Desta forma, é interessante pensar em ações com o objetivo de alertar os empregados sobre os riscos à saúde e à vida social e capacitá-los para tomarem atitudes preventivas em seus lares. As empresas, ao incentivarem a promoção e qualidade de vida nos espaços organizacionais, possibilitam ao funcionário o desenvolvimento de hábitos saudáveis, favorecendo os fatores de proteção (como acolhimento e liderança positiva) que podem estimular os indivíduos a serem mais cuidadosos quanto ao uso de substâncias psicoativas.

Além disso, se você é gestor e notou um comportamento que pode indicar o abuso de substâncias em pessoas da sua equipe, aproxime-se com respeito e sigilo e ofereça apoio para que seja feito o encaminhamento para rede de apoio ou serviços de ajuda. Não deixe de conversar com o RH sobre o direcionamento adequado.

Com iniciativas do tipo, é possível impactar não só a vida de quem está conosco no dia a dia, mas a de muito mais pessoas! Neste contexto, o SESI/RS oferece serviços customizados para apoiar empresas na construção de programas de prevenção. A proposta costuma incluir um plano de atenção primária em saúde focado em despertar o interesse dos trabalhadores sobre conceitos de Saúde, Promoção da Saúde e Prevenção ao Uso de Drogas e provocar reflexões para motivar os participantes na busca por um estilo de vida mais saudável. Afinal, pessoas saudáveis, que cultivam boas relações e compartilham espaços agradáveis, são menos vulneráveis à dependência química. 

Importante!
Não se iniba, peça ajuda. Quem abusa de álcool ou outras drogas pode e deve buscar tratamento.

quarta-feira, 23 de Junho de 2021 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
14 + 3 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat