Você está aqui

ESG é a abreviação em inglês para Environment (meio ambiente), Social, Governance (governança), e diz respeito a práticas empresariais fundamentais para o desenvolvimento sustentável da organização como parte da sociedade. O conceito vem ganhando muito espaço de discussão no mercado financeiro, e está pautando fortemente a atuação corporativa quando o tema é saúde mental no ambiente laboral.  

A sigla surgiu há mais de uma década, e, há alguns anos, especialistas vêm relacionando-a à saúde mental como um componente importante do conceito, pois um de seus princípios – o Social – está intimamente relacionado ao bem-estar dos colaboradores e às preocupações com questões sociais da comunidade. Como um todo o princípio diz respeito a direitos humanos e leis trabalhistas, diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, e criação de um ambiente seguro e saudável para colaboradores e clientes.

O custo da saúde mental para as organizações e seu impacto

No Brasil, números expressivos mostram o impacto dessa relação: transtornos mentais são a 3ª principal causa de afastamentos do trabalho. Em nível mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 320 milhões de pessoas convivem com a depressão e, em 2020, 285 mil pessoas se afastaram de seus empregos por conta de transtornos mentais e comportamentais. 

Ainda de acordo com a OMS, outro indicador é o resultado na economia: se perde 1 trilhão de dólares em produtividade ao ano por conta dos transtornos mentais. No Brasil, a cada real de investimento no tratamento para depressão e ansiedade no trabalho resulta em 4 reais de retorno, ou seja, mais motivação e produtividade.  

A saúde mental no trabalho 

O ambiente de trabalho é um dos pontos que interferem na saúde mental do indivíduo, pois as suas características podem ser fatores de proteção, quando aumentam o bem-estar e a saúde integral dos trabalhadores por exemplo, ou fatores de risco, quando trazem algum prejuízo à saúde mental.  

E a relação entre os dois tipos de fatores é direta, ou seja: os fatores de proteção podem atenuar as consequências dos fatores de risco à saúde dos trabalhadores. Entretanto, um fator de risco também pode se sobressair e causar prejuízos à saúde mental. 

Alguns exemplos de fatores de proteção e de risco psicossocial: 

  • Relacionamento com os colegas: Pode ser um fator de proteção quando os colegas colaboram e confiam uns nos outros. Por outro lado, se o trabalhador não tem em quem confiar, sente-se isolado da equipe ou sofre algum tipo de preconceito ou exclusão, o relacionamento com os colegas pode se tornar um fator de risco à saúde mental. 
  • Relacionamento com a liderança: Quando o líder é presente, justo, dá feedbacks e orientações sobre o trabalho, ele é um fator de proteção à saúde mental dos trabalhadores. Do contrário, pode representar um risco. 
  • Condição de trabalho: Ter equipamentos e materiais adequados e atuar em um ritmo de trabalho compatível com as capacidades do trabalhador podemos dizer que são condições que ajudam a proteger a saúde mental. Quando estas condições extrapolam os limites e geram estresse, por exemplo, pode significar um risco. 
  • Propósito: O sentido que o trabalhador dá ao trabalho que desenvolve também interfere na saúde mental. Quando o trabalho está alinhado ao seu propósito de vida, ele é um fator de proteção. Do contrário, o trabalhador pode se sentir triste, frustrado e desmotivado. 
  • Desenvolvimento profissional: Significa o aprendizado que o trabalho proporciona, o desenvolvimento cotidiano, o estímulo à criatividade e à troca de experiências. Quando existe essa possibilidade, temos um fator de proteção para a saúde mental. Mas, quando há estagnação, ausência de aprendizado e de possibilidades de crescimento, podemos ter um fator de risco. 

Investir em saúde mental é investir na produtividade dos trabalhadores 

Investir na saúde mental dos líderes e trabalhadores é investir na produtividade da sua empresa.  A Gerência de Saúde Mental do SESI Rio Grande do Sul conta com uma equipe de especialistas em saúde mental no trabalho. Nosso portfólio possui uma série de serviços como terapia online, terapia in company, cursos, palestras, workshops e consultorias. Clique aqui e conheça o nosso portfólio completo. 

sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021 - 12h12

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat