Você está aqui

É possível liderar e influenciar ao mesmo tempo? O que é necessário para ser um líder inspirador?

Certamente questões como essas são constantes na vida de um líder. Enxergar o seu time como um recurso único e diverso, bem como garantir um ambiente de pertencimento, confiança e clareza, gera resultados inigualáveis, dentre os quais está a liderança como referência.


A IMPORTÂNCIA DO LÍDER

A palavra liderança vem do latim “auctoritas”, que significa ordem, opinião, influência. É da natureza do ser humano a busca por líderes que tenham esses atributos e que sejam capazes de oferecer foco e direção aos seus liderados.

Por sua vez, o líder que toma suas decisões de acordo com seus valores e com aquilo em que acredita se torna a direção de seus liderados, os quais tendem a agir de acordo com a orientação indicada.

Para Zohar e Marshall (2017), o líder cria ou inspira em seus liderados o tipo de sentido pelo qual ele mesmo é inspirado – superficial ou profundo, construtivo ou destrutivo. A força desse sentido é o que garante, antes dos bons resultados operacionais, a qualidade das relações.

A construção dessa rede de inspiração que explicite os valores e o foco pretendidos torna-se fundamental na vida profissional de um líder.


A IMPORTÂNCIA DA ZONA DE SEGURANÇA

A Safe Zone, ou Zona de Segurança, é um conceito utilizado no mundo corporativo que se refere ao ambiente no qual os indivíduos podem expressar o seu potencial máximo de trabalho. Quando implementada pelo líder, a Zona de Segurança permite aos colaboradores se sentirem seguros para arriscar, criar, desafiar e desenvolver. Esse ambiente faz com que a equipe seja incentivada a emitir suas opiniões, o que gera um espaço de interação saudável e de crescimento.

Líderes e gestores que não investem nessa prática com o time perdem a oportunidade de convívio e desempenho mais assertivos. Investir em qualidade das relações é também investir em resultados – tanto externos quanto internos. A construção da Zona de Segurança dá-se por meio de pilares que incluem a autenticidade, confiança e pertencimento.


LIDERAR PARA INFLUENCIAR: CONSTRUINDO CONFIANÇA

Exercer a liderança exige o desempenho de diversos papéis. Gerir uma equipe e atingir resultados demandam diferentes estratégias, dentre as quais a principal é a boa relação. Assegurar uma Zona de Segurança tranquiliza o ambiente, motiva as pessoas do time a disporem do seu melhor e incentiva a confiança na gestão.

Será esse cenário, construído pelo líder a partir das suas atitudes e ações, que fará dele uma influência e uma inspiração.


E você, líder, já havia pensado em seu poder de influência dentro da sua empresa? Como você está usando esse poder? Que tal ser inspiração para seus liderados? Pensando em ampliar seu conhecimento no contexto de liderança e convívio, o SESI/RS convida você a conhecer o nosso curso A importância do líder para as pessoas.
segunda-feira, 25 de Abril de 2022 - 15h15

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
12 + 7 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat