Você está aqui

Inerente ao trabalho, a questão financeira é um dos aspectos que mais tem impactado a saúde mental. Estudos já revelaram que, em nível individual, o estresse financeiro pode desencadear casos de depressão, ansiedade e problemas de relacionamento.  

ANSIEDADE, ESTRESSE E O MEDO DA INCERTEZA 

É o que mostra a pesquisa do International Stress Management Association no Brasil (ISMA). Antes da pandemia, em 2019, a incerteza financeira já era apontada como a principal causa de ansiedade e preocupação para 78% dos entrevistados.  

Pesquisas que se debruçam sobre a repercussão das crises na saúde mental coletiva, considerando a proporção como a crise que vivemos hoje numa pandemia, já revelaram cenários de trauma ou estresse pós-traumático.

Algumas realizadas após a famosa crise de 1929 mostraram que a intensificação da incerteza gera um nível de estresse e ansiedade generalizado, um medo coletivo que pode se estender por anos até. Matérias como esta analisam ainda alguns estudos de outros lugares do mundo para verificar a relação entre suicídio e cenário econômico adverso.   

ENDIVIDAMENTO AFETA O TRABALHADOR BRASILEIRO 

Com novo recorde no mês de abril deste ano, o número de brasileiros endividados chegou a 77,7%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). De acordo com a entidade, o percentual é o maior da série histórica, cujo mapeamento começou em 2010. 

A atenção e a memória, como mostra nesta reportagem, são aspectos importantes relacionados ao estresse financeiro também. Os impactos do endividamento nas emoções também são apresentados neste levantamento anual da Serasa sobre o perfil do brasileiro endividado

VAMOS FALAR DA NOSSA RELAÇÃO COM O DINHEIRO?  

Tão ou mais importante que a educação financeira, é a proposição da reflexão sobre a relação que estabelecemos com o dinheiro. Entender qual é o significado e como se lida com ele é fundamental para ter consciência e buscar apoio para lidar com as emoções e alcançar uma mudança de comportamento.  

Abordar a saúde financeira e as implicações dela na saúde mental no ambiente de trabalho é uma iniciativa viável para as organizações, além de contribuir para desmistificar o tema dentro do próprio ambiente laboral.  

COMO O SESI ATUA? 

A Gerência de Saúde Mental do SESI Rio Grande do Sul conta com uma equipe de especialistas no assunto. Cursos, palestras, workshops, consultorias e campanhas abordam a saúde financeira e a relação dela com a saúde mental. O SESI também conta com terapia online e terapia in company. Clique aqui e conheça o nosso portfólio completo. 

segunda-feira, 9 de Maio de 2022 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
8 + 11 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat