Você está aqui

O movimento Outubro Rosa consolidou a conscientização sobre o cuidado e a prevenção ao câncer de mama.  

Paralelo à questão da prevenção e do autoexame, vem ganhando destaque a importância de se compreender a relação dos transtornos mentais e comportamentais com a própria prevenção, e também durante o processo de um diagnóstico, prognóstico e tratamento.  

Como revela o estudo publicado no Journal of Cancer Survivorship, em que muitas mulheres em tratamento para câncer de mama recentemente diagnosticado relatam sintomas clinicamente relevantes de ansiedade e/ou depressão. 

CÂNCER DE MAMA E A AUTOESTIMA 

Por atingir os seios, órgãos associados à feminilidade, à sexualidade e à maternidade, o câncer de mama tem impacto direto na estrutura emocional e psicológica da mulher. Ou seja, estamos falando sobretudo da autoestima e, consequentemente, na influência das questões emocionais sobre a capacidade de resistência imunológica às células cancerígenas. 

Com relação ao ambiente de trabalho, é importante considerar a questão profissional e financeira da pessoa que se depara com o diagnóstico. Sendo um dos pilares estruturais da vida da mulher atualmente, muitas podem apresentar um nível ainda maior de sofrimento e ansiedade ao se depararem com a necessidade de reestruturar o dia a dia de trabalho, a vida profissional e o orçamento familiar. 

REDE DE APOIO E TERAPIA ESPECIALIZADA 

O câncer por si só é uma doença estressante tanto para a mulher com o diagnóstico, como para seus familiares, amigos, colegas de trabalho. Tendo em vista que é difícil para a mulher abrir mão de alguns papéis socialmente direcionados, como o cuidado dos filhos e da casa, e da carga mental que muitas vezes a acompanha na dupla jornada (doméstica e profissional), é fundamental que se forme uma rede para o suporte psicoafetivo. 

Grupos de apoio emocional para compartilhamento de vivências e sentimentos, e profissional psicoterapêutico especializado são algumas das ações que podem contribuir para amenizar o sofrimento psicoemocional. 

COMO O SESI/RS ATUA E PODE AJUDAR? 

A equipe de especialistas em saúde mental e inovação do Sesi/RS desenvolve iniciativas e soluções para criar ambientes de trabalho mais sustentáveis do ponto de vista emocional e produtivo. Conheça as propostas de atendimentos psicológico online e in company

sexta-feira, 14 de Outubro de 2022 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 2 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat