Você está aqui

Exercer e influenciar bons relacionamentos no ambiente de trabalho é fundamental para um clima de trabalho positivo e saudável e gera inúmeros benefícios para todos, proporcionando mais autoconhecimento, respeito e satisfação.  

A liderança como fator de proteção, também conhecida como liderança positiva, tem como objetivo buscar uma relação mais humanizada, levando em conta fatores psicológicos e sociais.  

Sendo o líder a pessoa mais próxima do trabalhador é de extrema importância que ele esteja atento e preparado para identificar alguns riscos psicossociais, fazer a abordagem adequada, amparar em casos mais críticos e apoiar na prevenção de situações para que não se tornem problemas maiores no futuro. 

LIDERANÇA E SAÚDE MENTAL 

Nem sempre é fácil saber se alguém está passando por um problema de ordem psicológica, como estresse, ansiedade ou depressão.  
Um aspecto importante a ser observado é se está ocorrendo uma mudança no comportamento ou se está apresentando alguns possíveis sinais, como por exemplo: dificuldade para cumprir a carga de trabalho, baixos níveis de concentração e foco, dificuldade de organização, baixa produtividade, alguma atitude negativa, mudanças na motivação.  

DICAS DE LEITURA 

Algumas leituras podem contribuir pra um entendimento mais amplo acerca da relação do papel da liderança para um futuro emocionalmente sustentável na organização:  

  • A coragem para liderar: trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos; da professora e pesquisa da Universidade de Houston, Brené Brown. 

  • A organização sem medo: criando segurança psicológica no local de trabalho para aprendizado, inovação e crescimento; da professora de Liderança e Gestão na Escola de Negócios de Harvard, Amy Edmondson 

SOFT SKILLS E GESTÃO HUMANIZADA  

A equipe de especialistas em Saúde Mental do SESI/RS desenvolveu uma formação tanto para líderes que desejam aprimorar suas habilidades e competências comportamentais, quanto para as equipes que necessitam desenvolver competências interpessoais. E ainda uma capacitação para grupo de trabalhadores voluntários para que possam atender situações emergentes de risco psicossocial de forma pontual e não invasiva. 
Confira a proposta do Desenvolvimento de Lideranças com foco em Saúde Mental; do Desenvolvimento de Equipes e também do Brigada de Emergência Psicossocial dentro da campanha do Sesi November. Acesse e saiba mais!  

quarta-feira, 9 de Novembro de 2022 - 17h17

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
16 + 2 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat