Você está aqui

Abril Verde é a campanha que marca a promoção e a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde entre os trabalhadores.

Para a Organização Internacional do Trabalho trata de uma iniciativa importante, pois reforça a convicção de que a prevenção vai além do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo desde a avaliação dos riscos até a adoção de atitudes de prevenção e proteção.

Falta de conhecimento e conscientização sobre os riscos no local de trabalho, resistência à mudança, falta de comunicação aberta e transparente sobre questões de segurança são algumas das dificuldades que ambientes laborais enfrentam diariamente.

Diante desse cenário é fundamental que as empresas adotem uma abordagem proativa para a promoção da saúde e segurança do trabalho, engajando trabalhadores e equipes inteiras na implementação de medidas eficazes.

ABRIL VERDE E A REDUÇÃO DA CAPACIDADE LABORAL

Acidentes e doenças ocupacionais provocam impactos nos trabalhadores, nas empresas, nas comunidades e nas economias. Esses impactos podem ser medidos em termos de custos de cuidados com a saúde, custos de compensação, perdas de produção, redução da capacidade de trabalho e menor participação da força de trabalho.

Os acidentes e doenças ocupacionais contribuem para 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) global anual perdido, conforme a International Commission on Occupational Health (ICOH). Estes incluem presenteísmo (trabalhar com menos eficácia), perdas de produtividade associadas a incapacidade permanente e custos de rotatividade de pessoal (ou seja, perda de qualificação pessoal).

O custo para a economia do Brasil também pode ser observado na série histórica. De 2012 até hoje, de acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foram gastos R$ 152.287.046.609 com afastamentos acidentários*.

Dados mostram que a cultura de prevenção precisa ser fortalecida constantemente 
Óbitos a cada 100.000 vínculos
6,19
Acidentes de trabalho a cada 1.000 vínculos
14,13
Taxa de acidentalidade por 100 acidentes para a faixa etária de 16 a 34 anos
45,58

Levantamento do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho realizado em 2022.

ABRIL VERDE SESI-RS: CONHEÇA OS MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA A SUA EMPRESA   

O SESI-RS é referência em Saúde e Segurança no Trabalho e sabe que é preciso valorizar a mensagem de segurança no trabalho e sensibilizar os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes.    

Neste Abril Verde o SESI-RS disponibiliza de forma gratuita uma campanha para sua empresa. São diversos materiais com temas que vão despertar a atenção dos trabalhadores e ajudar a fortalecer a cultura da segurança entre as suas equipes. Vamos juntos nesse movimento! Baixe os materiais gratuitos, acesse Abril Verde | SESI-RS (sesirs.org.br) 

*Consulta realizada na plataforma SmartLab em 05 de abril de 2024. 

sexta-feira, 5 de Abril de 2024 - 16h16

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 4 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat