Você está aqui

A Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é um campo de estudo que tem como foco a proteção do trabalhador no ambiente de trabalho. Ela engloba todos os procedimentos e as metodologias exigidas para reduzir e, em alguns casos, até eliminar o risco de acidentes. 

Além disso, a segurança no trabalho envolve ainda a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador. Isso é feito pela elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação de ações que visam o cuidado e a proteção tanto coletiva quanto individual. 

Dados do INSS registraram 603.825 mil acidentes e 2.694 óbitos relacionados ao trabalho no Brasil em 2023. Além das consequências na saúde do trabalhador e na vida de suas famílias os acidentes de trabalho causam impactos econômicos, reduzindo a produtividade. 

Segundo a plataforma Smartlab, organizada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, a soma da duração de cada benefício concedido permite identificar o número de dias de trabalho perdidos. Em 2022 foram registrados 17,9 milhões de dias perdidos por auxílio-doença por acidente de trabalho e 8,4 milhões de dias perdidos por aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho no país. 

Entre as principais causas do elevado número de registros, está o não cumprimento das normas de segurança e saúde, a flexibilização de normas e a falta de treinamentos eficientes que apresentem a importância do cumprimento das normas de segurança. 

ABRIL VERDE: CAMPANHA É FUNDAMENTAL PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO

Uma comunicação clara é fundamental para estabelecer a cultura de segurança dentro da empresa. O SESI-RS é referência em Saúde e Segurança no Trabalho e sabe que é preciso valorizar a mensagem de segurança no trabalho, sensibilizar os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes, e garantir que os termos utilizados sejam de amplo entendimento.      

Neste Abril Verde o SESI-RS disponibiliza de forma gratuita uma campanha para sua empresa. São diversos materiais com temas que vão despertar a atenção dos trabalhadores e ajudar a fortalecer a cultura da segurança entre as suas equipes. Vamos juntos nesse movimento! Baixe os materiais gratuitos, acesse Abril Verde | SESI-RS (sesirs.org.br) 

Você conhece os principais termos utilizados na prevenção de acidentes e promoção de ambientes seguros?

Preparamos um glossário da segurança para você e suas equipes! Confira.

 

Qualquer ocorrência não planejada que resulte em lesões corporais, danos à saúde ou morte durante o exercício do trabalho.

É a fonte, a condição ou situação com potencial para causar dano. Por exemplo, uma substância química tóxica ou piso escorregadio no local de trabalho. 

 

É a probabilidade do perigo se tornar um dano real. Exemplo: se o trabalhador manipula a substância química tóxica sem equipamento de proteção, o risco de intoxicação é muito alto. 

Se refere ao efeito negativo que ocorre quando um perigo se torna realidade. Lesões físicas, doenças ocupacionais, danos materiais e impactos ambientais são exemplos de danos.

É o conceito onde o objetivo é ter zero ferimentos, doenças e fatalidades, ou seja, Zero Dano. A ideia é que ninguém jamais passe por uma condição ou ação insegura. Para isso, devemos estar atentos a nossa segurança, da equipe e todo o ambiente que nos cerca.

No dia a dia, queremos uma atitude de Interdependência, ou seja, cada um é responsável por todos, indiferente do cargo, área ou qualquer outro aspecto.

Se refere ao modo como atuamos no trabalho, seguindo os procedimentos e acordos e garantindo os padrões de segurança.

O dono de área atua como um líder, identificando riscos, desenvolvendo e implementando medidas de prevenção, e promovendo a cultura de segurança entre os colaboradores. Ele atua em colaboração com a equipe, visando assegurar um ambiente seguro e livre de acidentes. 

Conjunto de regras que estabelecem requisitos mínimos para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores no Brasil. Seu cumprimento é obrigatório para todas as empresas.

Dispositivos ou acessórios individuais utilizados pelo trabalhador para proteger sua saúde e segurança contra riscos presentes no ambiente de trabalho. 

Dispositivo, sistema ou medida de proteção coletiva destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, protegendo-os contra os riscos coletivos presentes no ambiente de trabalho.

São as principais regras para a prevenção de acidentes. Cada empresa tem as suas, pois elas variam conforme a atividade da empresa. Fique atento para as regras de ouro da sua empresa!

Conjunto de medidas e procedimentos destinados a garantir a saúde, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores no ambiente laboral.

Setor responsável por promover a segurança e saúde no trabalho, realizar inspeções, elaborar programas de prevenção, entre outras atividades.

Terça-feira, 16 de Abril de 2024 - 10h10

Comentários

Amei, Tema muito esclarecedor.

Olá Francisca! Tudo bem?

Realmente em tema sensível e muito necessário! Acesse o link e conheça a campanha que o SESI-RS desenvolveu Abril Verde | SESI-RS (sesirs.org.br)

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
7 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat