A pandemia do Coronavírus tem afetado a vida de todos em muitos aspectos. Trabalho, estudos, atividade física, alimentação: tudo precisa ser repensado e adaptado à nova rotina. Neste contexto, a alimentação saudável é indispensável para manter a saúde em dia. Preocupados com o bem-estar de todos, nós do SESI estamos comprometidos a trazer orientações, dicas e outros conteúdo de qualidade para inspirar você e sua família a adotar novos hábitos durante esta adaptação à nova rotina, iniciando agora e levando para a sua vida.
Como fortalecer a imunidade com a alimentação
Até o momento, não há nenhum estudo comprovando a relação entre o consumo de um determinado alimento ou nutriente com o combate ao Coronavírus. O que sabemos, porém, é que há uma variedade de nutrientes que, em conjunto, favorecem o sistema de defesa do corpo (ou sistema imunológico): são as vitaminas A, C, D, E e o mineral zinco. Além destes nutrientes, alimentos ricos em substâncias antioxidantes e prebióticos também podem favorecer a imunidade e ajudar a prevenir doenças.
Agora, você deve estar se perguntando como incluir estes nutrientes na alimentação. E nós temos a resposta: conheça alguns alimentos fonte das vitaminas e nutrientes mencionados acima que podem facilmente fazer parte da sua alimentação:
-
- Vitamina D: encontrada em peixes e ovos
- Vitamina E: encontrada em abacate, azeite de oliva extra virgem, castanhas, semente de girassol, semente de abóbora e ovos
- Vitamina A: encontrada em ovos, cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga e couve
- Vitamina C: encontrada em goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa, pimentão vermelho, acerola e kiwi
- Zinco: encontrado em sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais e casca da tangerina
- Ômega-3: encontrado em peixes, castanhas, amêndoas, nozes e sementes de linhaça e chia
- Substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias: encontradas em frutas, verduras, legumes e sementes
- Prebióticos: alho, cebola, farinha de banana verde, batata doce e batata yacon
- Fibras: encontradas em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes
- Ervas e especiarias: açafrão da terra, alho, chá verde, gengibre
Lembre-se: alimentação equilibrada e estilo de vida saudável são seus melhores aliados. Para saber a melhor estratégia para você, procure um Nutricionista!
Alimentação durante a quarentena: como planejar o cardápio de casa?
Sair de casa apenas quando necessário é uma das principais medidas de prevenção da disseminação do Coronavírus. Para evitar desperdícios, gastos e saídas desnecessárias, preparamos algumas dicas para planejar o cardápio de casa durante a quarentena:
- Planeje o cardápio da semana de acordo com suas habilidades culinárias;
- Confira o que você já tem nos armários da cozinha e veja o que está faltando para preparar os pratos programados;
- Na hora de fazer a lista de compras, liste todos os alimentos e produtos de higiene e limpeza dos quais vai precisar na semana.
Fazendo as compras, alguns pontos merecem atenção!
- Não compre alimentos em excesso! Isso gera desabastecimento das prateleiras, e nem todos têm condições financeiras para realizar grandes volumes de compras. Além do risco de desperdício, porque os alimentos podem estragar ou passar da validade. Por isso, o bom senso é fundamental. Somos uma comunidade e todos precisam se alimentar!
- Prefira alimentos em embalagens fechadas e protegidas.
- Procure levar sua própria sacola retornável, que possa ser lavada, para transportar os alimentos.
- Lembre-se de que vegetais congelados mantêm os mesmos nutrientes de quando frescos, ou seja, são uma excelente alternativa para serem estocados por mais tempo.
Feitas as compras, o momento de chegar em casa e guardar tudo no lugar também precisa de alguns cuidados:
- Troque a roupa que usou para ir ao mercado.
- Lave bem as mãos em água corrente e sabão.
- Passe álcool com concentração igual acima de 70° nas mãos e antebraços.
- Procure não entrar em casa com as sacolas do mercado. Prefira descartá-las.
- Se possível, descarte também as embalagens dos produtos alimentícios e armazene os alimentos em potes limpos.
- Higienize tudo antes de colocar na geladeira e nos armários. Você deve lavar as embalagens em água corrente e sabão ou passar álcool 70°.
Todo cuidado é importante para a saúde do ambiente e das pessoas que nele vivem. Estamos juntos pela saúde!
Por que falar em nutrição neste momento?
A alimentação é parte muito importante da nossa rotina. Afinal, dividimos nosso dia a partir das refeições que fazemos: antes e depois do almoço, por exemplo. Como estamos vivendo um momento atípico, que impacta na rotina de todos, a alimentação é algo que, inevitavelmente precisa ser repensado. Além disso, como as pessoas que têm esta opção estão passando muito mais tempo em casa, é preciso programar compras e cozinhar quase que diariamente, um hábito que quem almoça fora todos os dias não cultiva.
Somado a isso, não é novidade que uma boa alimentação traz impactos positivos em nossa saúde e fortalece nosso sistema imunológico. O SESI preocupa-se em lhe dar as informações mais confiáveis, frente a tantas fake news e enxurrada de notícias, dicas em redes sociais e tantas outras fontes que somos expostos diariamente. Por este motivo, selecionamos uma fonte excelente com dicas práticas e informações sobre alimentação saudável em tempos de Covid-19, o Guia da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).
Deixe um Comentário