Você está aqui

A integração de dados é a combinação de processos utilizados para associar informações de fontes distintas em elementos relevantes e de valor tanto para o setor de Recursos Humanos (RH) quanto para toda a empresa. Uma boa integração ajuda a entender, monitorar e definir estratégias mais acertadas.

O RH costumava aplicar um modelo de gestão com soluções burocráticas, preocupado em gerir contratações e folhas de pagamento. Mas a área evoluiu para a gestão estratégica de pessoas. Nesse sentido, é importante entregar dados confiáveis, consistentes e gerenciados em tempo real.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar como funciona a integração de dados no RH e quais são seus impactos na gestão de pessoas e na tomada de decisões. Confira!

Qual é a importância da integração de dados no RH?

O RH precisa da integração de dados porque ela facilita boa parte das rotinas operacionais. O dia a dia dos colaboradores já é preenchido com uma grande quantidade de tarefas. Por isso, buscar informações entre diferentes fontes faz com que eles fiquem menos produtivos durante a execução de cada atividade.

Ao manter todos os dados importantes em um só lugar, a companhia economiza esforços e tempo na busca por eles. Ao integrar os dados, todas as informações que a empresa reuniu e armazenou nos últimos anos (muitas vezes utilizando softwares diferentes e incompatíveis) podem ser consultadas em um só lugar.

Usar a mesma plataforma para consolidar os dados faz com que os gestores ganhem praticidade no acesso às informações — e o RH ganha em organização.

Como os dados de saúde podem ser integrados à gestão de RH?

Esse processo pode ocorrer por meio de sistemas de integração de dados que permitem sincronizar informações específicas, implementando o compartilhamento de elementos em tempo real de maneira fácil e ágil.

Com o auxílio deles, o setor não precisa se preocupar com a compatibilidade dos materiais disponíveis nos softwares, pois todas as ferramentas necessárias para gerenciar as informações estão em um só lugar.

Isso garante que dados de saúde confiáveis estejam disponíveis para melhorar a eficiência operacional, diminuir custos, minimizar os riscos e ajudar com a tomada de decisões.

Quais são os seus impactos para o setor e para a empresa?

A integração de dados causa um grande impacto no funcionamento da companhia, pois otimiza as rotinas. A monitoração, por exemplo, é um processo muito importante na área de RH, que envolve a atividade de registro e manutenção dos sistemas de informações e dos bancos de dados, como controles de frequência, produtividade, entre outros.

Esses registros servem de subsídio para a tomada de decisões. Dessa forma, o processo de monitoração pode ser beneficiado pela integração de dados.

Outros impactos para o negócio são:

  • melhor controle dos processos;
  • antecipação de falhas;
  • melhoria na performance;
  • economia de recursos;
  • maior associação entre setores.

A integração de dados possibilita uma visão completa das informações e aumenta a eficiência do RH — refletindo na empresa como um todo. Dessa forma, é mais fácil sincronizar e reaplicar dados a fim de obter uma solução eficaz para os processos em curso.

Gostou do conteúdo? Então siga os nossos perfis nas redes sociais para ficar sempre por dentro das publicações! Estamos no FacebookInstagramYouTubeFlickrTwitter e Medium!

sexta-feira, 16 de Novembro de 2018 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
13 + 3 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat