Você está aqui

À medida que a tecnologia avança, são desenvolvidas mais soluções inovadoras voltadas para a gestão de pessoas. O people analytics é um desses recursos que têm revolucionado o setor de RH das empresas atuais.

Esse processo coleta dados organiza e analisa as informações sobre o comportamento da equipe. Por isso, tem contribuído positivamente para a tomada de decisões organizacionais. Ele também permite que os gestores se antecipem às tendências e aprimorem suas estratégias.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura deste artigo para entender o conceito de people analytics! Também vamos mostrar por que ele é tão importante para o RH e como implementá-lo na empresa.

O que é people analytics?

O people analytics é mais do que um recurso tecnológico. Ele consiste em um conjunto de metodologias para coletar, organizar e analisar os dados pertinentes à gestão de pessoa. O objetivo é entender o comportamento dos colaboradores de uma empresa.

Essa ferramenta está diretamente relacionada ao aumento significativo no volume de informações geradas todos os dias. Sendo assim, o people analytics está ligado a conceitos como Business Intelligence (BI) e Big Data.

Como funciona na prática?

De forma simplificada, o people analytics proporciona ferramentas para traça os perfis comportamentais de forma mais próxima da realidade e do cotidiano de trabalho dos colaboradores.

Com esses dados em mãos, o RH pode prever ou testar novas atribuições de funções, com base nas habilidades e experiências de cada profissional.

Por que o people analytics é importante para o RH estratégico?

A tomada de decisões para a gestão de pessoas não é o único segmento a ser beneficiado pelo people analytics. Veja a seguir algumas vantagens desse recurso:

  • melhora a produtividade — com tantas informações e meios para analisá-las, torna-se mais fácil identificar os pontos que podem ser otimizados para elevar o rendimento;
  • aumenta a competitividade — o people analytics permite que o RH automatize algumas das tarefas mais complexas. O setor ganhando tempo para se dedicar ao desenvolvimento de estratégias que ampliem a competitividade do negócio;
  • otimiza as contratações — o people analytics também auxilia no aprimoramento dos processos seletivos. Em meio a tantos candidatos competentes, a ferramenta ajuda a eliminar aspectos subjetivos e auxilia na escolha do profissional mais indicado à vaga.

Como implementar o people analytics na empresa?

A implementação do people analytics no planejamento estratégico do RH precisa ser realizada em diferentes etapas. Mostraremos como funciona esse processo a seguir.

Coleta de dados

É importante coletar dados de maneira abrangente, reunindo a maior quantidade possível de informações sobre os colaboradores. Para isso, pode-se utilizar até mesmo as redes sociais, histórico de navegação e e-mails como fonte de dados.

Definição de indicadores e métricas

Não adianta ter muitos dados ao dispor do RH se não houver métodos para mensurá-los e acompanhá-los, concorda?

Portanto, em uma estratégia de people analytics, é fundamental trabalhar com métricas bem-definidas. De preferência, elas devem ser estabelecidas com bastante antecedência.

As métricas só terão sentido se forem utilizadas para construir indicadores que apontem informações relevantes — o nível de satisfação dos funcionários e o índice de produtividade, por exemplo.

Projeções e correlações

Por fim, é possível traçar correlações entre as informações coletadas e algum aspecto analisado no cotidiano da organização. E, sempre que possível, realizar projeções para criar melhores estratégias e evitar problemas.

Como vimos, o people analytics é uma importantíssima métrica de desempenho que pode ser utilizada para melhorar os processos do RH — principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas.

O conteúdo foi útil para você? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para se manter atualizado sobre o mercado!

segunda-feira, 11 de Março de 2019 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
7 + 7 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat