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É fundamental saber como organizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) na empresa. Afinal, além de ser obrigação do empregador (prevista na Legislação Trabalhista, portaria nº 3214, NR-5, alínea “O” item 5.16) instruir seus funcionários a respeito dos riscos inerentes à atividade, esse tipo de evento pode trazer outros benefícios.

Isso, porque a divulgação dos riscos das funções laborais e a orientação sobre quais medidas preventivas adotar são apenas um aspecto da SIPAT. Ela também pode servir para aproximar e engajar os trabalhadores, reforçando orientações de cuidado em saúde e bem-estar, fortalecendo suas relações profissionais e tornando o ambiente laboral mais seguro e amistoso.

Neste conteúdo, separamos algumas das principais práticas que você pode considerar na hora de organizar a SIPAT na empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do artigo!

Organize com antecedência

Um bom planejamento é a chave do sucesso da SIPAT que está sendo organizada. Isso significa fazer um cronograma com antecedência, eliminando a chance de que, por algum imprevisto, as coisas deem errado.

Assim, é recomendado realizar reuniões prévias para planejar a organização do evento. Um membro da CIPA deve estar presente. Além disso, pode ser bastante proveitoso delegar responsabilidades aos integrantes da reunião em questão. Uma boa dica é aproveitar as afinidades de cada um para distribuir os afazeres, combinando um alinhamento macro para a SIPAT, além de datas e ações, considerando um calendário reverso (do dia que iniciará até o dia da primeira reunião).

Na hora de definir a data de realização da SIPAT, é bom ter em mente um período de realização de 5 dias corridos. Também é uma opção planejá-la ao longo de duas semanas, iniciando em uma segunda-feira e terminando na sexta-feira seguinte.

Se possível, evite períodos de fechamento de metas, períodos de grande volume de produção ou que já possuem outras atividades agendadas, como outras campanhas, treinamentos ou ações comemorativas. Assim, o planejamento favorece a participação dos trabalhadores.

Elabore um cronograma de atividades

Um dos primeiros passos ao começar a organizar uma SIPAT é definir quais atividades, temas e programas integrarão o evento.

Verifique onde estão os profissionais fisicamente e como eles irão acessar o conteúdo. A empresa tem filiais? Trabalha em turnos? Tem pessoas trabalhando em home office? Estes questionamentos são importantes para definir se as intervenções serão presenciais ou on-line, ou em formato misto. Se é possível agendar um horário específico, ou se é preciso realizar em vários turnos e locais. Afinal, o importante é que todos os trabalhadores participem.

Sendo assim, estabeleça os horários, divida as tarefas e separe os assuntos que serão abordados nas palestras. Uma sugestão é verificar apontamentos no plano de ação do PCMSO, do PPRA, do Laudo Ergonômico ou ainda identificar os principais motivos de absenteísmo. Essas informações podem ser inspiração para definir o que será abordado nas intervenções durante a semana.

Alguns exemplos de atividades leves que podem integrar o cronograma para não tornar o evento maçante para os funcionários:

  • gincanas;
  • apresentações musicais e teatrais;
  • palestras;
  • quizzes ou games de interação e fixação de conteúdo;
  • material complementar para aprofundamento do conteúdo;
  • certificado de participação.

Defina o local e forma de realização do evento

Em épocas normais, a recomendação seria pensar em um local confortável e que pudesse abrigar todos de forma que não houvesse imprevistos.

No entanto, uma pandemia se apresentou recentemente, e, como sabemos, aglomerações estão proibidas. Como a NR-05 não define o formato obrigatório de realização do evento, uma ótima forma de promover a SIPAT é por meio da internet.

Apenas deixe bem claro para todos qual será o formato das apresentações, além das datas e atrações. Outro ponto importante é não esquecer de divulgar as formas de acesso, bem como instruções para participação.

É preciso ter em mente que nem todo mundo tem familiaridade com a tecnologia. Para que isso não seja um problema, uma boa ideia é produzir um passo a passo de como acessar o ambiente virtual da SIPAT.

Procure por temas e abordagens interessantes

Ainda mais importante que o tipo de atividade (seja ela uma palestra, uma dinâmica em grupo, uma peça teatral ou um vídeo) é o tema abordado. Afinal, a SIPAT tem um importante papel educativo e informativo dentro da empresa.

Sendo assim, listamos abaixo alguns temas interessantes que podem integrar o cronograma do evento na sua empresa:

  • a cultura e responsabilidade de cada um sobre comportamento seguro, seguindo as orientações para prevenção de acidentes;
  • avaliação de riscos no ambiente de trabalho;
  • exposição do balanço anual da segurança do trabalho;
  • palestras de segurança do trabalho (normas regulamentadoras, EPIs etc.);
  • exposição de experiências bem-sucedidas e boas práticas de segurança e saúde no trabalho (SST);
  • capacitação para identificação de riscos;
  • palestras educativas com enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos, apoiando a consciência e o autocuidado;
  • orientações para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis;
  • mapeamento de fatores psicossociais, conversas com psicólogos ou assistentes sociais sobre saúde mental, estresse, ansiedade, entre outros;
  • rodas de debate sobre segurança do trabalho;
  • exposição das conquistas em segurança do trabalho;
  • brincadeiras e jogos educacionais com tema de Saúde e Segurança no Trabalho;
  • ações de saúde, como medição de glicose, pressão arterial, avaliação corporal por bioimpedância;
  • atitudes de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
  • oficinas com dicas de saúde e bem-estar, estimulando hábitos de vida saudáveis.

Uma dica interessante é destacar as pautas que serão abordadas e fazer um breve resumo no momento de divulgação, para que o espectador saiba o que esperar da realização. Confira alguns exemplos nos próximos tópicos!

Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe

Grande parte das doenças ocupacionais é consequência do mau clima na empresa, impactado pelos relacionamentos tóxicos. Para obter um desempenho satisfatório e alcançar os resultados almejados, é necessário que os funcionários estejam motivados, satisfeitos e felizes.

Motivação

Motivação nada mais é do que salientar as razões pelas quais os profissionais realizam o seu trabalho e que os fazem se sentir parte de um time.

Quanto mais motivação no ambiente organizacional, maiores as chances de que seus empregados exerçam suas funções com segurança e dedicação.

Prática de exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos aumenta a disposição para o trabalho e atividades da vida pessoal, além de melhorar a qualidade do sono e a saúde de uma forma global.

O estímulo à prática de exercício físico pode ser revertido em trabalhadores mais dispostos e produtivos.

Alimentação saudável

A Organização Mundial da Saúde considera que o ambiente laboral deve dar a oportunidade e estimular os trabalhadores a fazer escolhas alimentares que propiciem o seu bem-estar.

Uma alimentação adequada reduz o risco de ocorrerem acidentes de trabalho e garante que os funcionários fiquem mais saudáveis.

Superação de desafios

Os resultados dependem direta e indiretamente do envolvimento e engajamento de cada membro da equipe. Por isso, tratar desse tema na SIPAT é uma ótima estratégia para promover o ânimo necessário para a superação de desafios.

Entre as dificuldades abordadas, pode-se citar a busca pela disciplina e a execução adequada das práticas no ambiente de trabalho. Outro ponto é o desenvolvimento das boas relações entre os funcionários.

Além dos temas citados, é interessante abordar:

  • mudanças de comportamento: incentivar a substituição de hábitos negativos por práticas positivas, capazes de engajar os funcionários de forma saudável;
  • protagonismo e iniciativa: é importante que o colaborador assuma a responsabilidade e proatividade sobre seus atos, entendendo a relevância de ser o autor de suas próprias atitudes;
  • propósito de vida: é fundamental que os colaboradores tenham um olhar mais crítico a respeito de sua posição na empresa e na vida em geral. Para isso, estimule-os a pensar nos motivos que os impulsionam, por exemplo.

Identifique as necessidades de recursos financeiros

Após estabelecer as atividades que deverão fazer parte da SIPAT, é a hora de calcular o investimento para que o evento seja realizado. Somente após ter todo o orçamento definido, você deve procurar a direção da empresa.

O levantamento de custos feito com antecedência ajuda a negociar com fornecedores, inclusive identificando propostas já pré-sugeridas, como “combos” ou “pacotes” com pouca ou nenhuma customização que podem estar alinhados à ideia de realização da empresa, garantindo um menor custo, otimizando o seu tempo e o dos gestores. Além disso, o planejamento antecipado dá mais credibilidade e apoia a argumentação para a aprovação de toda a estratégia proposta.

Construa boas estratégias de divulgação

Para tornar o evento ainda mais atrativo, é importante evidenciar os momentos de maior interesse da SIPAT nos materiais de divulgação a serem veiculados nos meios de comunicação interna da empresa, como televisões nos refeitórios e ambientes de convívio, murais, intranet, grupos em WhatsApp e demais redes sociais.

Para isso, iniciar a divulgação com cerca de três meses de antecedência é uma boa ideia. Então, inclua algum tipo de mistério acerca do que será abordado. Dessa forma, você aumenta a possibilidade de que os trabalhadores pensem mais no assunto.

Próximo à SIPAT (por volta de 15 dias antes), torne pública a grade completa do evento. Mostre o mapa de palestras e peças teatrais, caso existam. Divulgações do tipo “save the date” também costumam gerar curiosidade acerca do que virá. Além disso, elas são uma boa estratégia de convite não convencional.

Ao engajar todos, os resultados tendem a ficar acima do esperado.

Verifique o resultado da sua SIPAT

Depois do evento, é importante olhar para trás e conferir os pontos fortes e fracos de sua realização e, assim, aprender com a experiência. Para isto, é importante desenvolver relatórios de participação que contabilizem a taxa de participação dos empregados, bem como seu desempenho nos testes e games para fixação de conteúdo.

Outro recurso interessante para o momento de avaliação de resultados é uma simples pesquisa de satisfação para verificar a percepção dos trabalhadores quanto às intervenções e já coletar ideias para o próximo ano.

Agora você sabe como organizar uma SIPAT, tarefa que exige responsabilidade. Afinal, além de abordar temas sérios relacionados à segurança e saúde dos empregados, essa é uma das melhores oportunidades de esclarecer sobre a prevenção de doenças e acidentes, promover a saúde e o bem-estar das pessoas, aumentar o sentimento de pertencimento com a empresa e o engajamento entre os profissionais.

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quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 - 10h10

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