Você está aqui

Para qualquer gestor que almeje o sucesso de suas equipes, o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários é uma prioridade. Assim, propor formas de adquirir o conhecimento por meio do incentivo à leitura deve ser um ponto de partida para trabalhar diferentes temáticas, proporcionar a troca de ideias e criar um ambiente propício ao aprendizado dentro da empresa. 

Além de aprimorar as habilidades técnicas, a leitura auxilia na construção de uma inteligência emocional mais sólida, o que impacta diretamente na forma como seus funcionários se inter-relacionam. Contudo, para alguns, pode ser difícil criar esse hábito e você pode ajudá-los motivando-os por meio de ações, que devem ser incluídas na estratégia de gestão de pessoas da organização.

Se você veio em busca de insights para aplicar esse método de aprendizado na sua empresa, vai gostar de saber quais são os seus benefícios para a formação de bons profissionais e conhecer formas de incentivar a leitura no ambiente de trabalho. Confira a seguir!

Quais são os benefícios da leitura para os profissionais?

Treinamentos, capacitações, cursos e workshops são estratégias eficientes para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, elas não são as únicas: a leitura pode impactar a vida de um indivíduo em diversos níveis, desde o aumento efetivo de seu domínio técnico até o aprimoramento de habilidades essenciais para o convívio social.

Além dos benefícios para o próprio funcionário, a empresa também pode perceber esse retorno gerado pela prática de incentivo à leitura, como:

  • aumento significativo do senso crítico;
  • desenvolvimento de uma visão sistêmica e abrangente;
  • expansão do vocabulário;
  • evolução das habilidades de expressão e oratória;
  • aperfeiçoamento da capacidade de escrita e persuasão;
  • ampliação da capacidade argumentativa e do repertório cultural;
  • melhoria nas relações interpessoais;
  • desenvolvimento do autoconhecimento.

Como adotar ações efetivas de leitura?

Sabendo das vantagens, chega o momento de entender como você pode adotar essas ações na sua empresa. Confira as dicas!

Organize palestras com autores

A palestra com autores é um ótimo meio de estimular a leitura e despertar a curiosidade do time em relação a determinada obra. Para isso, não é preciso trazer os escritores best sellers, agregando um alto custo à alternativa. Você pode optar por escritores locais ou regionais e proporcionar workshops valiosos para a equipe.

Além da oportunidade de falar sobre sua  especialidade, o autor também pode ajudar a reforçar a importância da leitura para a melhoria do desempenho e qualidade de vida do funcionário. Afinal, segundo uma matéria da revista Galileu, o hábito de ler reduz os níveis de estresse, diminui o risco de desenvolvimento de doenças ligadas à memória e fortalece a criatividade. 

Faça sorteios de livros e equipamentos de leitura digital

tecnologia favorece o incentivo à leitura, pois, além dos livros físicos, os profissionais têm a oportunidade de aproveitar os digitais. É possível encontrar obras gratuitas e também se beneficiar da mobilidade. Isso sem falar na flexível opção dos audiobooks, que podem ser muito interessantes para quem deseja aprender enquanto exerce outras atividades paralelamente.

Sortear equipamentos de leitura digital e livros físicos e digitais pode ser um estímulo a mais para a equipe. Para contextualizar esses momentos, a empresa pode realizar pequenos eventos literários, incentivando o debate sobre alguma obra, por exemplo.

Monte uma biblioteca na empresa

Para motivar aqueles colaboradores que possuem dificuldade em montar sua própria biblioteca, a empresa pode desenvolver iniciativas interessantes. A primeira delas é montar um acervo físico, disponibilizando em um espaço comum de conhecimento, a fim de que todos possam pegar livros emprestados e até mesmo doar alguns para compartilhar com os colegas

Outro método que pode funcionar de maneira bastante satisfatória é a organização de uma biblioteca digital. A alternativa é menos onerosa para a empresa, já que ela precisará assumir apenas uma mensalidade para disponibilizar as obras online.

Para quem não é adepto aos e-readers e não consegue assumir os custos de um streaming literário, existe uma opção ainda mais barata: a biblioteca colaborativa. Com ela, a empresa pode incentivar seus profissionais a realizarem doações de livros dos mais diversos gêneros para compor um acervo coletivo.

Incentive a leitura de entretenimento

Qualquer que seja o método escolhido, é interessante propor opções variadas de livros. Assim, além de focar em leituras técnicas, ofereça também por outras áreas que sejam do interesse de seus funcionários. Quando se trata se incentivar e chamar a atenção dos leitores, diversificar as opções é a melhor estratégia. Para isso, é válido oferecer:

  • biografias;
  • suspenses;
  • romances;
  • autodesenvolvimento;
  • contos.

Presenteie com livros

É comum que as empresas elejam uma série de brindes e agrados para presentear colaboradores em datas especiais, principalmente no final do ano. Nesse caso, os livros podem ser uma ótima escolha e ainda um estímulo adequado para o desenvolvimento de um novo hábito.

Essa também é uma estratégia interessante para fortalecer o relacionamento com cada colaborador, presenteando-o no seu aniversário, por exemplo, com um livro que seja do seu gosto. Isso exige apenas um pouco de atenção da equipe de RH e pode ser bastante motivador para o profissional.

Por que você deveria conhecer o projeto SESI de leitura?

Na semana em que é comemorado o Dia Internacional do Livro, o SESI/RS realiza a promoção de estímulos para que se desenvolva o hábito da leitura. Seu objetivo é reunir empresas, indústrias, escolas, bibliotecas e o público em geral em torno de um objetivo comum, a fim de, com ele, levar conhecimento e cultura para toda a sociedade.

Para participar, basta preencher um formulário de inscrição no site, receber o material de apoio, escolher com qual das seguintes atividades deseja contribuir e, depois, é só ir conhecer as bibliotecas do SESI:

  • indicação de obras;
  • momento de leitura;
  • declamação de poemas;
  • leitura em grupo;
  • circuito de leitura;
  • sarau literário;
  • exposições;
  • entrega de kits para as famílias.

Como você viu, o incentivo à leitura nas empresas é cada vez mais importante. Isso porque ele consiste em um hábito saudável, que pode contribuir de diversas maneiras para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. 

Se você gostou deste conteúdo sobre incentivo à leitura e quer conhecer mais sobre as nossas ações, não deixe de conhecer o Dia da Leitura SESI!

segunda-feira, 10 de Junho de 2019 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 0 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat