Você está aqui

A assistência odontológica é um dos serviços essenciais para qualquer pessoa. Mais do que um cuidado estético, é um serviço de saúde que tem grande impacto no bem-estar das pessoas e, consequentemente, no clima das empresas onde elas trabalham. Nesse sentido, cada vez mais organizações optam por oferecê-la como um benefício aos colaboradores.

Mas, afinal, isso vale a pena? A resposta é bem simples: sim — e muito! Se quer tirar as suas dúvidas e entender os benefícios que isso traz para a empresa e, é claro, para os seus funcionários, este post é para você. Mostraremos aqui as vantagens que a assistência odontológica traz e por que é tão essencial investir nela. Confira!

Quais são os benefícios de oferecer assistência odontológica?

Melhora a qualidade de vida

O primeiro grande benefício é a melhora significativa da qualidade de vida dos funcionários. Com a assistência odontológica à disposição, as pessoas garantem os cuidados necessários para evitar problemas que afetem a sua rotina. Não é à toa que esse fator está entre os mais valorizados pelos profissionais. O motivo é bem simples.

Problemas de saúde — incluindo os bucais — podem comprometer não só a vida pessoal, mas também o desempenho no trabalho. Nesse sentido, os cuidados oferecidos pela empresa geram um segundo benefício muito importante.

Aumenta a produtividade

A produtividade dos funcionários é diretamente influenciada pelo seu estado de saúde e por fatores psicossociais, como a depressão. E as empresas já entenderam o impacto dessa relação, que vai muito além da queda de rendimento no momento em que o profissional fica doente, mesmo que ele não falte.

Um problema de saúde bucal pode causar dor e outros efeitos colaterais que afetam a disposição e a concentração do indivíduo. Consequentemente, o desempenho dele é comprometido naquele momento. Para ir além, pode surgir um estresse adicional no caso de a pessoa ter que gastar dinheiro para lidar com a situação.

Ao oferecer assistência odontológica, a empresa conquista duas vitórias importantes. Primeiro, a qualidade de vida dos funcionários melhora, reduzindo o número de problemas que afetam o rendimento. Somado a isso, temos as questões da motivação e autoestima.

Sabendo que tem o serviço à disposição, o funcionário trabalha mais tranquilo, focado em suas atividades. Uma consequência importante disso é a imagem que a empresa passa de si mesma para os seus colaboradores.

Logo, o impacto deixa de ser apenas interno e alcança outros profissionais que almejam trabalhar na sua organização.

Melhora a relação entre o funcionário e a empresa

Já no momento da contratação, o oferecimento de assistência odontológica representa um diferencial para a empresa. O serviço melhora a relação entre o funcionário e a organização — ele se sente mais valorizado e, no momento da escolha, isso pode ser um grande diferencial.

Foi-se o tempo em que as pessoas procuravam um emprego simplesmente com base no salário. Em tempos de competitividade, é preciso oferecer boas condições e cativar o candidato desde o primeiro contato. Porém, ao centralizar a sua oferta no salário, a empresa já demonstra ao entrevistado que ela não o valoriza tanto quanto ele gostaria.

As pessoas querem segurança e estabilidade no trabalho, algo que passa diretamente pelos cuidados com a saúde. É por isso que prover a assistência odontológica é também uma ferramenta de fomento a uma boa relação entre a indústria e os seus trabalhadores.

Vale destacar que o funcionário que acessa o serviço, caso seja registrado como Pessoa Física, tem acesso a uma dedução de impostos na sua Declaração do Imposto de Renda.

Ajuda a reter talentos

Se a concorrência hoje é forte, a necessidade de inovar e ter bom desempenho é ainda maior. Por isso, um dos objetivos das empresas atualmente é ter sucesso na retenção de talentos, algo que pode ficar mais fácil quando é oferecido um benefício como esse.

Alguns setores, como os da indústria e tecnologia, apresentam um fluxo de profissionais altíssimo. Isso significa que, na prática, eles estão trocando de emprego com frequência. O que acontece nesses nichos é que, como a concorrência é forte, as pessoas não se deixam acomodar quando não se sentem valorizadas.

A retenção é fundamental e, como explicamos anteriormente, não é conquistada apenas com bons salários. Um benefício que valoriza o bem-estar e a saúde do colaborador pesa muito, ajudando a manter ao seu lado os profissionais dos quais o empregador tanto precisa.

Vale destacar que o impacto negativo da rotatividade não está apenas na perda de grandes talentos, mas no próprio custo desse processo. Afinal, toda substituição traz consigo gastos de seleção, contratação, treinamento de admissão, etc. É uma despesa a mais para o planejamento de RH.

O cenário ideal é aquele no qual ambas as partes estão satisfeitas: a empresa com o desempenho do profissional e este com o salário e os benefícios que recebe. Em outras palavras, é uma vantagem bastante significativa frente à concorrência.

Promove bons hábitos bucais

A assistência odontológica vai muito além do oferecimento de um cuidado focado. Outro benefício que ela gera é o fomento a uma cultura de autocuidado, na qual os funcionários têm acesso às informações necessárias para desenvolverem hábitos bucais mais saudáveis.

Pode parecer algo simples, mas a educação é um grande diferencial quando o assunto são os cuidados com a saúde. Muitas vezes, um pequeno detalhe na escovação faz toda a diferença — e uma pessoa pode estar sofrendo de dores que não sabia que poderia evitar.

Esse investimento em gestão de saúde e bem-estar fortalece a marca da empresa, demonstrando que ela não valoriza os funcionários apenas no ambiente de trabalho. Trata-se de um cuidado que gera impactos na vida dessas pessoas e, consequentemente, na das suas famílias, dos seus grupos e comunidades.

Por isso, vale a pena oferecer um serviço de assistência odontológica para os funcionários da sua empresa. Além de aumentar a produtividade no ambiente de trabalho e manter os melhores talentos com você, essa iniciativa traz impactos sociais valiosos!

Se quer ler mais conteúdos de qualidade como este, inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter!

quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
11 + 5 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat