Conheça o Instituto
Observatório
Gestão e Formação
FabLearn
previous arrow
next arrow

Depoimentos

  • A importância do professor realizar uma formação é quanto mais formação, quanto mais aprendizado, quanto mais conhecimento contextualizado, isso vai fazer toda diferença na prática pedagógica do professor em sala de aula.
    Neander Deotti
    Supervisor pedagógico em Gramado-RS.
  • O impacto da formação do SESI me faz repensar. A importância de um professor ou uma professora realizar uma formação específica é algo muito importante enquanto educador ou educadora. Para mim foi, assim, muito instigante. Eu saio querendo mudar tudo.
    Claudia Penalvo
    Supervisora pedagógica em Gramado-RS
  • Com o acompanhamento todo do SESI, a gente está trabalhando, então, com um enfoque diferente. A criança é desafiada, a gente dá desafios, a gente elenca projetos e eles têm que se desenvolver. A gente tem dado mais liberdade para as crianças trabalharem. A gente coloca algum desafio, alguma meta que eles têm que atingir e a gente estimula que eles trabalhem em grupo, trabalho bastante colaborativo, que eles se ajudem, que eles troquem experiências e que eles procurem eles mesmos, buscar soluções para aquilo que eles têm que desenvolver. É diferente do que eu já trabalhei antes, tem sido um trabalho bem desafiador e eu acredito que os alunos também estão sentindo essa mudança justamente porque a gente está trabalhando mais temas maiores que envolvem o trimestre todo, e todos os professores se engajam nessa tarefa.
    Maria Luisa Martins
    Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke | Nova Petrópolis-RS.
  • Com a formação do SESI, os professores tiveram um desafio maior, que é o trabalho da dupla docência, que é compartilhar o meu trabalho com um colega que é de outra disciplina, que não faz nem menção de ser da mesma área. Então, esse impacto que a gente vê no professor é que ele tem uma parceria agora. A gente tem um planejamento de dupla, tem um planejamento de grupo e um planejamento de escola. O aluno está em um aprendizado dinâmico agora, tem uma rotina diária exatamente para ele perpassar por todos esses espaços da escola. E para não ficar só na sua sala definitiva, eles têm uma sala reflexo, uma sala onde eles deixam o material mais pedagógico. Mas eles vão para a sala de música, para ter aula de música, para ter aula de teatro, para ter aula de dança. E o que acaba acontecendo é que não fica aquela rotina em um mesmo espaço o dia inteiro. É uma aula muito mais legal. Eles gostam, a gente vê. As crianças estão felizes.
    Caroline Kehl Matter
    Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke de Nova Petrópolis-RS.

Próximos Eventos