Você está aqui

Projetos de estudantes de escolas do Sesi-RS são destaques na Mostratec

Duas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) receberam prêmios na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha (Mostratec), a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. A Escola Sesi de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt, de Sapucaia do Sul, conquistou primeiro lugar na área de Bioquímica e Química (com o Projeto Corantes Histológicos), terceiro em História e Ciências Sociais (Projeto BioHair) e quarto em Engenharia de Materiais (Projeto Ecolizer). Dois outros projetos da instituição ainda foram agraciados com o prêmio Abric de Incentivo à Ciência: o Projeto Robótica para uma Agricultura Sustentável e o Projeto Patinha Sustentável. A Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, de Gravataí, ganhou o Prêmio Fiocruz com a iniciativa Bio for All, uma calcinha absorvente feita de material biodegradável.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo (RS). No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Para chegar até a competição, os alunos dos segundos e terceiros anos passaram por curadoria interna das escolas, que selecionaram projetos para inscrição no evento.

A diretora da escola de Sapucaia do Sul, Marta Moraes Bitencourt, avalia que entre os fatores que contribuem para o bom desempenho das iniciativas estão a metodologia com mais de um responsável docente (orientador e coorientador, no mínimo) para cada grupo de alunos no desenvolvimento da ideia. Além disso, o próprio ambiente escolar, de estímulo à pesquisa e ao uso da criatividade, ajudam a fomentar o gosto por descobertas. “Nós trabalhamos, na nossa metodologia Sesi, partindo de situações-problema para que os alunos, ao responderem essas situações, construam competências. Para que eles trabalhem no coletivo, já que a missão Sesi é educar para o mundo do trabalho, eles fazem projetos coletivos. Respondendo a essas situações problemas criando hipóteses, testando e entregando uma solução”, avalia a diretora.

Os estudantes de Gravataí receberão o custeio para levar o projeto Bio For All à cerimônia de premiação da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, na sede da fundação (no Rio de Janeiro), em 2024. A iniciativa envolve a criação de uma calcinha absorvente com fibra de coco.

A premiação do Mostratec ocorreu na sexta-feira (27), no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, um dia após o encerramento do evento, que foi realizado durante uma semana nos pavilhões da Fenac. Participaram do encontro de tecnologia deste ano 675 escolas de 165 cidades, do Brasil (22 estados) e de fora (15 nações marcaram presença).

As Escolas Sesi de Ensino Médio estão com inscrições abertas. Informações sobre o processo seletivo podem ser conferidos https://www.sesirs.org.br/servicos/educacao/escola-sesi/processo-seletivo. As instituições de ensino do Sesi oferecem ao aluno uma aprendizagem inovadora, baseada nas melhores práticas nacionais e internacionais. O ingresso ocorre apenas no 1º ano e há  bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria e da construção civil.

Mostra reúne projetos premiados

Durante os dias 13, 14, 16 e 17 de novembro, em Canoas, ocorre a segunda etapa da Mostra Sesi Com@Ciência, com apresentação de projetos científicos desenvolvidos por estudantes, torneios de robótica e oficinas — inclusive os premiados citados anteriomente.

Além dos projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio, da EJA e do Contraturno Tecnológico do Sesi-RS, este ano pela primeira vez a Mostra conta com a participação de estudantes de escolas estaduais, que tiveram seus projetos selecionados pela Secretaria da Educação (Seduc-RS) para representar a rede estadual. Também haverá maior participação de redes municipais que integram os programas de formação de professores desenvolvidos pelo Sesi-RS.

    Projetos vencedores da Escola Sesi de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt, de Sapucaia do Sul:

    1º Lugar na área de Bioquímica e química:

    • Projeto Corantes histológicos: visa a criação de um corante alternativo para prática histológica (referente ao estudo dos tecidos humanos) que impacte positivamente não apenas o meio ambiente e a saúde humana, mas também, viabilize a aplicação prática do componente de biologia em instituições carentes e precárias no quesito financeiro. Aprimorando assim, o avanço da educação, ciência e tecnologia.
    • Participantes: Ana Clara Bittencourt dos Santos, Gabriele de Vasconcellos Rodrigues e Endryl Nathan Lemos Nunes Machado
    • Orientadora: Eduarda Borba Felhberg
    • Coorientador: João Alberto Leão Braccini
    • Coorientadora: Giane Caroline Flores

    3º Lugar em História e Ciências Sociais:

    • Biohair: Iniciativa que pretende confeccionar perucas por meio da fibra de bananeira, visando a criação de um produto de baixo custo, sustentável, acessível e que possa minimizar os conflitos gerados entre cabelo e autoestima.
    • Participantes: Giovana Turcatti dos Santos, Júlia Baierle Vargas Alvares, Camila de Matos Silveira e Vitória Gonçalves Pérsico
    • Orientadora: Eduarda Borba Felhberg

    4º Lugar em Engenharia de Materiais:

    • Projeto Ecolizer: Busca o desenvolvimento de imobilizadores hospitalares feitos de material biodegradável a base da proteína do leite, pensando em efeitos benéficos na cicatrização de fraturas.
    • Participantes: Maria Eduarda Mattiola, Luiza Tassoni da Silva e Maria Eduarda da Silva
    • Orientadora: Eduarda Borba Felhberg

    Prêmio Abric de Incentivo à Ciência:

    • Projeto Robótica para uma agricultura sustentável: É uma proposta inovadora para a Indústria Agrícola, um robô irrigador carregado por energia solar a partir da placa Arduino, com leitura de umidade a partir de sensores para um controle no processo da irrigação.
    • Participantes: Larissa Plaut Oliveira, Luísa dos Santos de Oliveira e Pietra Pereira Teixeira
    • Orientadora: Eduarda Borba Felhberg
    • Coorientadora: Juliane Bernardes Marcolino
    • Coorientadora: Giane Caroline Flores

    Prêmio Abric de Incentivo à Ciência:

    • Projeto Patinha Sustentável: uma alternativa de prótese articulável canina acessível para cães amputados do município de Sapucaia do Sul, criada a partir de resíduos industriais, visando melhora na qualidade de vida e diminuição nas taxas de abandono de animais com deficiência.
    • Participantes: Davi Maciel de Castro, Júlia Kauer Silvério, Maria Luiza Rohenkohl dos Santos e Weslley Quintana dos Santos Voltz
    • Orientador: João Alberto Leão Braccini
    • Coorientadora: Juliane Bernardes Marcolino

     

    Projeto destacado da Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, de Gravataí

    Prêmio Fiocruz:

    • Bio for All:  sugere a confecção de um tecido biodegradável na fabricação de calcinhas absorventes, diminuindo assim a poluição do meio ambiente e, também, mitigando os problemas que algumas pessoas enfrentam mensalmente pela pobreza menstrual ( falta de recursos básicos para enfrentar o período menstrual).
    • Participantes: Júlia Duarte da Silva, Kauany Ferreira Rodrigues e Nathalia Corrêa Flores
    • Orientador: Luciano Joni Neumann Schuch
    Publicado sexta-feira, 3 de Novembro de 2023 - 16h16

    Precisando de ajuda?

    Por onde prefere falar conosco?

    Whats

    Chat