Você está aqui

Sesi-RS reúne especialistas de renome em curso sobre altas habilidades/superdotação para profissionais da educação

O Instituto de Formação de Professores do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) está com inscrições abertas em um curso de formação sobre altas habilidades/superdotação voltado a profissionais da educação. A capacitação será conduzida por pesquisadoras que são referência na área, entre elas a professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Escolar da Universidade de Brasília, Denise de Souza Fleith, primeira sul-americana a assumir a presidência do Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas, com sede nos Estados Unidos.

O curso será realizado em formato híbrido – com atividades a distância e presenciais na sede do Instituto Sesi, em Porto Alegre – de 4 de maio a 25 de julho. De acordo com a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier, o objetivo da formação é capacitar os educadores a identificar estudantes com altas habilidades/superdotação, compreender suas espeficidades e interesses e desenvolver um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador, que valorize a criatividade e o potencial dessas pessoas, o que muitas vezes acaba despercebido tanto na escola quanto no contexto familiar.

"O tema das altas habilidades/superdotação é um tema emergente. Há uma necessidade de falarmos sobre isso e de capacitarmos os profissionais da educação para que possam trabalhar de forma qualificada com esses estudantes que possuem formas diferenciadas de aprender, permitindo que desenvolvam plenamente os seus potenciais", afirma.

O curso está dividido em três módulos. No primeiro serão trabalhadas as características cognitivas, emocionais e sociais dos superdotados, as concepções e terminologias relacionadas ao termo e alguns mitos. O segundo módulo envolve os procedimentos de identificação e de avaliação psicológica das pessoas com altas habilidades/superdotação e orientações a famílias e escolas. Já o terceiro módulo terá como foco as estratégias educacionais para atendimento desses estudantes. Para mais informações sobre o curso e inscrições, basta acessar o site do Instituto Sesi de Formação de Professores.

Além da professora Denise de Souza Fleith, ministram o curso a psicóloga com doutorado-sanduíche pela Florida State University Renata Muniz Prado Basto e a pedagoga com pós-doutorado na University of Connecticut e sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para a Superdotação, Jane Farias Chagas-Ferreira.

Altas Habilidades/Superdotação (AHSD)
De acordo com o modelo desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Joseph Renzulli, referência mundial nos estudos sobre o tema, o fenômeno pode ser compreendido a partir da interação de três variáveis: criatividade, habilidade acima da média e envolvimento com a tarefa, o que não se resume aos resultados em testes de quociente de inteligência (QI). Inclusive, pessoas com AHSD podem ter um desenvolvimento expressivo em algumas dimensões, mas não necessariamente em outras.

Formação Altas Habilidades/Superdotação

  • Quando: 4 de maio a 25 de julho
  • Onde: Instituto Sesi de Formação de Professores (Porto Alegre) e parte EAD
  • Inscrições e mais informações: pelo site do Instituto Sesi
Publicado Terça-feira, 16 de Abril de 2024 - 12h12

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat