Você está aqui

Sesi-RS alcança 473 municípios gaúchos

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), graças a sua estratégia de mobilidade, alcançou 473 municípios gaúchos, atendeu 9,9 mil empresas e 310 mil trabalhadores na área de saúde e realizou 85 mil matrículas em 2023. “Levamos serviços a todos os cantos do Estado”, lembra o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, destacando que a instituição conta hoje com 69 Unidades Móveis da área da saúde. “Durante este período de calamidade, mostramos como a estrutura móvel é importante”, ressalta, explicando que o Sesi-RS disponibilizou nove unidades móveis equipadas com materiais de saúde para dez municípios atingidos pelas enchentes, além de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e dentistas. No âmbito da Educação, o Sesi-RS também está desenvolvendo uma ação de longo prazo no Vale do Taquari para ajudar as escolas a recomporem seu mobiliário, outros recursos pedagógicos e recomeçar com aulas de mais qualidade e novas estratégias de aprendizagem.

A atuação do Sesi em saúde evoluiu para o conceito de saúde integral. “Trazemos a saúde integral através dos nossos serviços in company, unidades móveis, plataformas digitais e unidades físicas próprias”, relata. Foi inaugurado um novo conceito de estrutura física (Espaço Saúde Sesi), em Caxias do Sul e em Panambi, que reflete o entendimento da saúde integral com foco em prevenção de doenças e promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis de forma a contribuir com a competitividade das indústrias.

Também merece destaque o lançamento do Observatório Saúde no Trabalho, um projeto com foco em inteligência de dados, que permite produzir análises não apenas retrospectivas, mas também preditivas para a saúde dos trabalhadores. As pesquisas do Observatório permitirão que as indústrias direcionem seus investimentos internos, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e reduzindo os custos com saúde.

A terceira edição do Sesi Conecta Saúde aconteceu em maio de 2023, com mais de 14 mil inscritos, e abordou as estratégias de ESG e suas conexões com a gestão da saúde integral no trabalho. Em 2024, o evento será realizado nos dias 10 e 11 de junho.

Na área da Educação, a inauguração do Instituto Sesi de Formação de Professores, um ano após ser anunciado o investimento de R$ 300 milhões, é um dos marcos de 2023.  Localizado na Travessa Leonardo Truda, no Centro da Capital, o Instituto prevê a qualificação de gestores e educadores de escolas públicas e privadas, principalmente por meio de parcerias. A meta é preparar os docentes para desafios da prática em sala de aula, com respeito às culturas juvenis e emprego eficiente de recursos tecnológicos e pedagógicos, resultando em aprendizagens significativas. São três os pilares de atuação do Instituto: o Programa de Formação e Gestão Educacional, o Observatório da Educação e o FabLearn.

Do Observatório Sesi da Educação veio outro destaque: o estudo sobre o apagão de professores, que estima que o Rio Grande do Sul terá um déficit de 10 mil professores na Educação Básica em 2040. A pesquisa do Observatório Sesi da Educação, está baseada em dados sobre a relação aluno-professor e projeções demográficas, o que permite estimar a demanda futura de docentes com base nas matrículas previstas. Apresentado durante o Sesi Com@Ciencia Debates realizado em outubro no Instituto de Formação de Professores, o estudo teve grande repercussão.

Outro destaque da educação foi o Sesi Com@Ciência Projetos & Robótica: realizado em novembro em Canoas, reuniu cerca de cinco mil estudantes de escolas públicas e privadas e mais de 200 projetos.

Além disso, dando sequência ao plano de expansão tiveram início as obras das escolas de Canoas e Lajeado. Ambas contarão com estrutura para atender Contraturno, Ensino Médio e EJA, além de ginásio de esportes, capaz de atender mais de mil alunos quando em pleno funcionamento. As obras têm previsão de finalização no meio do ano de 2024 e receberão alunos a partir de fevereiro de 2025.

Publicado sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023 - 11h11

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat