Você está aqui

No dia 3 de junho, comemora-se o dia do Profissional de Relações Humanas. Muitas vezes visto apenas como responsável por contratações e pagamentos, esse profissional ocupa uma função muito mais profunda no núcleo das empresas. Entre suas atribuições, está a identificação de percursos de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, um processo fundamental para a progressão e a formação contínua da equipe.

 

O Dia do RH

De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, o dia do Profissional de RH tem como origens um evento nacional e um evento mundial. No Brasil, o dia 3 de junho relembra a inauguração dessa Associação, ocorrida em 1976, na cidade de São Paulo. No mundo, a data celebra a fundação das World Federation of People Management Associations, que ocorreu também no ano de 1976.

A função do RH nas empresas

Desde o evento que promulgou o Dia do RH, o papel do profissional de Recursos Humanos foi sensivelmente ampliado. Como discutido no Blog Contabilizei (2021), entre suas diferentes atribuições estão o recrutamento e seleção de pessoas, a avaliação de desempenho, a atribuição de cargos, salários e benefícios, a implementação de práticas de saúde e segurança, a elaboração de planos de carreira e a manutenção do clima organizacional.

Um exemplo da atuação fundamental dos Recursos Humanos na empresa foi discutido neste artigo, publicado em nosso blog. Nesse texto, discutimos diversas estratégias que podem ser implementadas pelo RH para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Entre as estratégias elencadas, estão o incentivo ao diálogo, a criação de programas de desenvolvimento de lideranças e o desenvolvimento de programas de terapia online. Como se pode perceber, o profissional de Recursos Humanos tem um papel central na estrutura de qualquer empresa.

O treinamento e desenvolvimento de profissionais

Outra importante atribuição do profissional de RH é a identificação de lacunas na formação dos profissionais da empresa e a elaboração de trilhas de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional. A partir desse olhar, são desenhados formações e treinamentos que auxiliam os colaboradores a aprimorar competências e a progredir na carreira.

Nesse sentido, o SESI/RS tem sedimentado sua parceria com os profissionais de Recursos Humanos, auxiliando as empresas a identificar possibilidades de aprimoramento técnico e de desenvolvimento pessoal. Para tanto, tem diversificado seu portfólio de cursos para atender às necessidades das empresas parceiras.

Cursos voltados às lideranças

Um exemplo da atuação direcionada do SESI/RS para as necessidades identificadas pelas áreas de Recursos Humanos é o desenvolvimento de cursos voltados às lideranças.

Segundo um estudo promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, entre 2020 e 2021, 55% do investimento das empresas em treinamento e desenvolvimento teve a liderança como foco. Desses treinamentos, 48% foram voltados para questões comportamentais.

Para auxiliar a suprir essa necessidade de formação dos líderes, o SESI/RS vem desenvolvendo cursos direcionados às lideranças, como os recém-lançados Liderança e Autocuidado, A importância do líder para as pessoas e Líder Coach.

 

A identificação dessas temáticas fundamentais para o desenvolvimento dos profissionais só é possível devido à atuação estratégica dos profissionais dos Recursos Humanos, que, cada vez mais, têm lançado mão de ferramentas e softwares de análise de dados e de gestão para enriquecer a matéria-prima mais importante de qualquer negócio: as pessoas.

Por esse motivo, o SESI/RS aproveita o dia do profissional de RH para celebrar a atuação fundamental desses profissionais e para convidá-los a conhecer nossa plataforma de cursos online, no link https://educacaocontinuada.sesirs.org.br/

quinta-feira, 2 de Junho de 2022 - 15h15

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
3 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat