Você está aqui

Os níveis de qualidade de vida dos trabalhadores obtidos dentro e fora do ambiente de laboral, e as condições de trabalho oferecidas pelas empresas, constituem fatores determinantes para o reconhecimento e a competitividade empresarial.
 
Da motivação à produtividade, ambientes de trabalho humanizados, acolhedores e psicologicamente seguros vêm se fazendo necessários e bastante desafiadores, além de serem atributos difíceis de mensurar.

Em sentido amplo, diferentes práticas de saúde integral, que envolve a saúde física e a mental, seguem sendo mencionadas em estudos de tendências como investimentos que irão representar um diferencial de competitividade para as empresas nos próximos anos.  

BOAS PRÁTICAS SERÃO RECONHECIDAS PELO SESI

A necessidade de identificar e incentivar boas práticas em saúde e bem-estar no trabalho, motivou o SESI-RS a desenvolver junto ao Great Place to Work (GPTW) o Selo SESI Boas Práticas em Saúde e Bem-estar. A iniciativa vai reconhecer as indústrias do estado do Rio Grande do Sul já certificadas pela consultoria e as que ainda poderão se certificar, pois o prazo vai até 31 de dezembro de 2023. Já o prazo para aquisição do selo vai até 15 de fevereiro de 2024. 

Confira a seguir os fundamentos que irão nortear o reconhecimento por quem é especialista em segurança e saúde no trabalho, e que irão levar a sua empresa a outro patamar.  

  • Saúde Integral 

Saúde integral é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Este conceito inclui a promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, considerando tanto os aspectos biológicos quanto psicológicos e sociais. Ou seja, a saúde integral está relacionada com o equilíbrio entre o corpo e a mente, assim como com as relações interpessoais e o ambiente em que um indivíduo vive. (Organização Mundial da Saúde - OMS) 

  • Geração de Valor 

Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da empresa, pelo amento de valor tangível e intangível de forma sustentada e saudável para todas as partes interessadas. 

  • Valorização das Pessoas 

Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio de comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender. 

  • Ambientes de Trabalho seguros e saudáveis 

Ambientes de trabalho seguros e saudáveis são aqueles que promovem o bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores. Isso inclui medidas para prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como fatores psicossociais e organizacionais que afetam negativamente a saúde mental e a qualidade de vida no trabalho. (Organização Internacional do Trabalho - OIT) 

  • Produtividade Sustentável no Trabalho  

Produtividade sustentável consiste num caminho para alcançar um desenvolvimento econômico e social equilibrado, onde os recursos são usados de forma eficiente e responsável, respeitando os limites ambientais e preservando a qualidade de vida das pessoas. Isso inclui a adoção de práticas de produção e consumo responsáveis, a promoção da igualdade de gênero no local de trabalho, o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, e o investimento em educação e capacitação profissional. A produtividade sustentável, desta forma, busca promover um crescimento econômico duradouro e inclusivo, que beneficie a sociedade como um todo, incluindo as gerações futuras. (Organização Internacional do Trabalho - OIT) 

Para saber mais sobre as dimensões avaliadas e os instrumentos de avaliação, entre em contato diretamente pelo e-mail selosesisaude@sesirs.org.br. Para o regulamento acesse: Selo SESI Boas Práticas em Saúde e Bem-estar (sesirs.org.br) 

Confira a entrevista com os executivos da GPTW, e entenda como a consultoria avalia a relevância deste tema para o futuro das empresas.  

quinta-feira, 9 de Novembro de 2023 - 16h16

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 13 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat