Você está aqui

Trabalho e saúde mental estão intimamente ligados. Um ambiente de trabalho seguro e saudável apoia a saúde mental, podendo ser um fator protetivo. Já uma boa saúde mental permite que as pessoas trabalhem de forma produtiva.  

O impacto de uma saúde mental fragilizada no ambiente de trabalho se reflete no absenteísmo, na queda da produtividade, no engajamento e, sobretudo, nos afastamentos e auxílio-doença, refletindo ainda posteriormente no fator acidentário de prevenção (FAP).  

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais foram concedidos no Brasil em 2023, o que representa 38% a mais do que em 2022.  Os dados incluem afastamentos temporários e permanentes. Além dos custos com previdência social, a saúde suplementar mostrou crescimento entre 2020 e 2023 nos casos de depressão. É o que mostra o estudo especial do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar divulgado em janeiro deste ano. 

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO E OS FATORES DE PROTEÇÃO PSICOSSOCIAL 

Parte importante da identidade das pessoas, o trabalho pode ser fonte de satisfação, autoestima e colaborar no desenvolvimento de potencialidades, podendo ir muito além de fonte de subsistência. Por isso, cada vez mais, as empresas precisam voltar a sua atenção para a construção de ambientes de trabalho saudáveis.  

Entender o que são os fatores psicossociais e auxiliar empresas e organizações a promoverem a cultura da saúde mental dentro do ambiente laboral, é parte essencial da atuação da área de Saúde Mental e Inovação do SESI-RS. 

Fatores psicossociais são interações que acontecem entre o ambiente de trabalho e as características pessoais e sociais dos trabalhadores. Eles incluem a maneira como o trabalho é realizado (prazos, carga horária, métodos, ferramentas) e o contexto em que ocorre (relacionamentos, interações com gerentes, supervisores, colegas, familiares etc.).

Quando positivos, os fatores psicossociais fortalecem a saúde dos trabalhadores. Isso acontece quando o clima do ambiente de trabalho é percebido como amistoso e saudável, quando as pessoas sentem que recebem o apoio adequado de suas lideranças e de seus colegas, ou ainda quando metas e atividades têm sentido e trazem satisfação para o trabalhador.  

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO: COMO O SESI ATUA E APOIA AS EMPRESAS 

O SESI quer que a saúde mental seja colocada no centro dos cuidados com a saúde no trabalho como um todo. Para isso, é fundamental trabalhar para a promoção e para a prevenção, garantindo o bem-estar geral dos trabalhadores.  

Diante desta necessidade a equipe de Saúde Mental e Inovação do SESI-RS desenvolveu soluções que fortalecem empresas e organizações, partindo da prevenção ao desenvolvimento de pessoas, alcançando a gestão da saúde mental do trabalhador e os atendimentos psicológicos e assistenciais.  

Acesse e confira o portfólio completo: Soluções | SESI-RS (sesirs.org.br) 

Uma mulher conversando sobre saúde mental no trabalho com outra mulher de camisa azul.
segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024 - 15h15

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat