Você está aqui

A implantação de um amplo programa de atenção à saúde mental na cidade de Panambi em 2021 hoje é motivo de muito orgulho para o Serviço Social da Indústria - Sesi/RS. Reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos- ABRH, com o prêmio Top Cidadania, o + Saúde é uma iniciativa que contribui para o fortalecimento da rede de saúde junto à comunidade, visando o bem-estar e a prevenção de transtornos mentais e comportamentais da população na região. 

Realizado a partir da integração dos serviços de saúde pública e privados, o projeto foi conduzido pelos especialistas em saúde mental do Sesi/RS. Dividido em 3 momentos, ele se desenvolveu em tempos diferentes, começando em agosto de 2020 e seguindo ao longo de 2021.  

A metodologia aplicada nessa integração consistiu em, desde o levantamento, mapeamento e estruturação de dados da saúde da população, chegando a capacitações, finalizando com a integração das informações e construção dos fluxos e processos para atendimentos pelas redes pública e privada de saúde mental. Além da consolidação de um comitê capacitado para a gestão dos indicadores de saúde mental do município e das empresas. 

Localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi fica a 375Km de distância da capital, e conta com um grande e diversificado parque industrial que agrega 37% em valor ao Produto Interno Bruto (PIB) do município (R$ 2.236.145,65, dado de 2019), e que emprega a maioria da população em idade ativa. A ideação do projeto começou quando o Sesi/RS ampliou significativamente os atendimentos psicossociais junto às empresas do município. 

“O compartilhamento de tecnologias sociais como metodologias, modelos de governança, gestão da saúde mental baseada em dados, data-driven, instrumentos e ferramentas simples e aplicáveis na prática são as estratégias que o Sesi/RS acredita que pode transformar a forma como as comunidades promovem saúde mental”, declarou Leticia Lessa, gestora da Gerência de Saúde Mental e Inovação do Sesi/RS. 

SESI/RS E O PRÊMIO TOP CIDADANIA

Esta é a segunda vez que a gerência de Saúde Mental e Inovação do Sesi/RS recebe o prêmio Top Cidadania. Em 2019, o case inscrito na categoria Organização da premiação apresentou o processo de concepção do Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais (CISFPS). Além destes, o Sesi/RS já foi reconhecido em outras edições da premiação, e neste ano, levou também o Top Ser Humano com o case Papo Sesi.  

Distribuídos em nove estados do país, os Centro de Inovação Sesi são responsáveis por projetar soluções em segurança e saúde no trabalho, de acordo com o interesse e a necessidade da indústria, atendendo empresas de todo o país.  

O Sesi/RS integra o Centro de Inovação em Fatores Psicossociais (CISFPS) por ser pioneiro nas empresas industriais gaúchas das primeiras iniciativas voltadas à saúde mental no ambiente laboral, ainda na década de 70. 

segunda-feira, 7 de Novembro de 2022 - 15h15

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
4 + 0 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat