Você está aqui

Refletir sobre nossas emoções pode ser o primeiro passo para compreender a nossa saúde mental. 

Angústia, tristeza, estresse, irritação, perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas. Mudanças no sono ou no apetite. Será que isso é normal ou só estamos deixando que tudo passe, sem dar atenção as nossas emoções e a nossa saúde mental?   

Olhar pra si e poder se autoavaliar não é algo simples e não somos incentivados a fazer isso na nossa rotina. Atento aos efeitos das emoções na saúde mental, sobretudo aos impactos dela no ambiente do trabalho, o Sesi Conecta Talks, vai receber a pesquisadora em liderança e comportamento organizacional Tonia Casarin para falar sobre gestão das emoções, no próximo dia 18 de novembro. Essa será a última live da série completa que você confere no canal do SESI/RS no Youtube.  Até lá, veja aqui lições possíveis que podemos tirar nesse processo.  

O QUE ESTIMULA AS EMOÇÕES? 

De uma forma simples, quando falamos em emoções, nos referimos a um conjunto de reações que temos a partir de estímulos, ou seja, de fatores externos que percebemos no ambiente, ou até mesmo que imaginamos. É o nosso cérebro que está à frente desse conjunto de reações: ele coordena as emoções, que geralmente ocorrem de forma muito rápida. Eventos importantes, como a transição da infância para a adolescência, da fase adulta para a velhice, ou até mesmo a mudança para outra cidade podem desencadear novas e mais complexas emoções. 

EMOÇÕES SÃO SENTIDAS NO CORPO 

Não raro, emoções e sentimentos são tratados como eventos místicos, que ocorrem em algum lugar fora de nosso corpo físico. Na verdade, as emoções são estados mentais relacionados a alterações em nosso organismo em função de mudanças que percebemos no ambiente. Esses estados mentais direcionam os nossos comportamentos. Por se tratar de reações de nosso corpo, podemos dizer que as emoções dão origem aos nossos sentimentos. 

Mesmo sendo coordenadas pelo cérebro, é no corpo que sentimos a emoção. Aquela sensação de frio na barriga quando algo muito importante está para acontecer, a sensação de falta de ar quando levamos um susto ou a mão que começa a suar quando vamos realizar uma apresentação em uma reunião importante? Tudo isso se relaciona a nossas emoções. 

Por sua vez, os sentimentos são a interpretação, o significado que nós damos para todas essas mudanças fisiológicas que a emoção gerou. São os sentimentos que refletem como a gente se sente frente a uma emoção. Inclusive, eles podem ser mais duradouros do que as reações emocionais que os geraram. 

TODAS AS EMOÇÕES SÃO IMPORTANTES 

Todas as emoções são naturais e têm uma função. Elas nos alertam sobre alguma necessidade, algo que está sendo suprido ou que precisamos suprir. O medo ajuda a nos proteger de perigos, o nojo evita que comamos ou bebamos algo que pode fazer mal. 

Existem emoções que geram sentimentos mais confortáveis, como a felicidade, a alegria ou o amor, enquanto outras se conectam a sentimentos mais desconfortáveis, como o medo e a tristeza. Tanto as confortáveis quanto as desconfortáveis são importantes. Acredite, não vale a pena evitar as emoções! 

A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER AS EMOÇÕES 

Como as emoções são o resultado de processos físicos, podemos aprender a reconhecê-las e, até mesmo, a gerenciá-las, a fim de evitar que sejam reproduzidos comportamentos indesejados a partir de uma emoção. Compreender os sinais emitidos pelo corpo e aprender a dar nome às próprias emoções pode ser o primeiro passo para uma vida mais equilibrada e madura emocionalmente. 

INVESTIR EM SAÚDE MENTAL É INVESTIR NA PRODUTIVIDADE DOS TRABALHADORES 

Investir na saúde mental dos líderes e trabalhadores é investir na produtividade da sua empresa.  A Gerência de Saúde Mental do SESI Rio Grande do Sul conta com uma equipe de especialistas em saúde mental no trabalho. Nosso portfólio possui uma série de serviços como terapia online, terapia in company, cursos, palestras, workshops e consultorias. Clique aqui e conheça o nosso portfólio completo. 

Terça-feira, 16 de Novembro de 2021 - 17h17

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
7 + 2 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat