Você está aqui

Este mês é marcado por duas temáticas de extrema relevância quando se fala em saúde e segurança no trabalho. As reflexões e os fomentos de iniciativas se dão em torno da prevenção de acidentes no ambiente laboral, com a campanha Abril Verde, e da promoção da saúde, com o Dia Mundial da Saúde.  

Até bem pouco tempo atrás, o paradigma inicial das ações relativas a acidentes de trabalho era o da proteção, com o incentivo para o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs). Hoje, o foco é a prevenção, e a associação dela com a saúde mental é cada vez mais recorrente, uma vez que um transtorno mental e comportamental interfere no desempenho profissional do trabalhador e na sua vida pessoal.  
 
Quando se associa prevenção de acidentes e saúde mental, é clara a demonstração de que os danos à saúde do trabalhador vão muito além da identificação e eliminação de ameaças visíveis, alcançando a percepção dos chamados fatores psicossociais e do reflexo deles na saúde integral do indivíduo. 

O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL

O impacto dessas temáticas se reflete em absenteísmo e queda da produtividade, como também nos afastamentos e auxílio-doença. Parte dos dados levantados pelo Ministério do Trabalho e Previdência em 2021 revela que mais de 100 mil benefícios por incapacidade temporária foram concedidos para trabalhadores com transtornos mentais e comportamentais. 
 
Parte da prevenção é garantir o bem-estar geral dos trabalhadores, envolvendo-os em ações que tratem sobre a segurança no ambiente ocupacional e a importância dos cuidados com a saúde mental.  

Sensibilizar e desenvolver as lideranças é outra parte de extrema relevância e integra o eixo principal num conjunto de ações. Ao sentir-se bem e ciente do valor da sua atuação individual e coletiva, os trabalhadores desenvolvem suas atividades com a devida atenção, que é um dos fatores importantes quando se fala em prevenção de acidentes de trabalho. 

GESTÃO COM EMPATIA  

A equipe de especialistas em Saúde Mental do SESIRS desenvolveu uma formação para líderes que desejam aprimorar suas habilidades e competências comportamentais, e criar ambientes mais saudáveis de trabalho. Saiba mais sobre o Desenvolvimento de liderança com foco em saúde mental 

 

quarta-feira, 6 de Abril de 2022 - 10h10

Comentários

Procuro material para fazer meu trabalho de conclusão de curso.

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
7 + 6 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat