Você está aqui

A saúde vem passando por grandes mudanças epidemiológicas nos últimos anos. No Brasil, o cenário apresenta um aumento na expectativa de vida em paralelo ao adoecimento da população, observado a partir da elevação no número de pessoas convivendo com doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs): aproximadamente 71% das causas de morte no Brasil em 2019 foram devidas a elas de acordo com a Global Burden of Disease

Somado a esse cenário, os afastamentos por lesões ocupacionais e a saúde mental tornaram-se fatores extremamente relevantes para a população em geral, para a saúde do trabalhador, para a economia, a saúde pública e a suplementar, e, mais recentemente, para a chamada economia do cuidado.  

Considerando o ambiente laboral, um conjunto de práticas voltadas para a saúde física e mental, e a segurança no trabalho, compõe o conceito de saúde integral. Esse conjunto, quando aplicado, visa contribuir positivamente para o cuidado integral com a saúde e para a longevidade saudável e produtiva dos trabalhadores, impactando na força produtiva de empresas e indústrias, fortalecendo a cultura de saúde e segurança. 

Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Este conceito inclui a promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, considerando tanto os aspectos biológicos quanto psicológicos e sociais. Ou seja, a saúde integral está relacionada com o equilíbrio entre o corpo e a mente, assim como às relações interpessoais e ao ambiente em que um indivíduo vive. (Organização Mundial da Saúde - OMS) 

Compreender a saúde integral no trabalho implica reconhecer valor em ações de gestão e promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência e tratamento. Também implica garantir que os preceitos legais básicos para a realização de exames médicos ocupacionais e normas regulamentadoras sejam cumpridos, englobando, desta forma, ações de saúde e segurança que são interdependentes e imprescindíveis para a proteção do trabalhador e a sustentabilidade dos negócios. 

Um ambiente de trabalho saudável é aquele em que os trabalhadores e os gestores colaboram para o uso de um processo de melhoria contínua da proteção e promoção da segurança, saúde e bem-estar de todos os trabalhadores e para a sustentabilidade do ambiente de trabalho. (Organização Mundial da Saúde - OMS)

SESI CONECTA SAÚDE E A PAUTA DO CUIDADO 

Para fomentar reflexões e ampliar ações voltadas para a saúde integral do trabalhador, mobilizar mudanças na qualidade de vida das pessoas, prever impactos na economia, no mundo corporativo e nos modelos de saúde atual, o SESI Conecta Saúde 2024 vai trazer o tema “Expandindo as fronteiras do cuidado. Um olhar para os impactos no futuro da saúde e da economia”.      

Ao unir a experiência do SESI-RS no segmento, especialistas renomados e temáticas atuais, o SESI Conecta Saúde acontecerá nos dias 19 e 20 de junho de 2024, de forma online e presencial para convidados. A inscrição é gratuita e a participação dá direito a certificado. Confira quem já está confirmado aqui e participe!   

quarta-feira, 13 de Março de 2024 - 10h10

Comentários

Participar do evento

Olá, Alessandro! Tudo bem?
As inscrições para o SESI Conecta Saúde já estão abertas e esperam por você! Clique aqui e venha com a gente ampliar esse tema! 

Quero ficar por dentro

Olá, Isac! Tudo bem?
As inscrições para o SESI Conecta Saúde já estão abertas e esperam por você! Clique aqui e venha com a gente ampliar esse tema! 

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 12 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat