Você está aqui

O fechamento do ano e a proximidade das festas podem gerar transtornos de ansiedade e comprometer a saúde mental.

Costumamos começar o ano repletos de expectativas com o novo ciclo que inicia. Novas listas de metas são criadas ou renovadas. Mas e quando chegamos ao fim do ano e essas metas foram parcialmente cumpridas ou nem isso? É quando a sensação de ansiedade aumenta diante da cobrança externa e interna.

No trabalho, por exemplo, transtornos de ansiedade podem aumentar ao ver que metas exigidas podem não ser alcançadas, ou ainda, simplesmente, ao nos depararmos com o que precisa ser concluído antes das festas e das férias. No contexto profissional, de maneira ampla, mudanças organizacionais, prazos apertados, contexto econômico, político e social, estratégias organizacionais, entre outras, entendidos como fatores psicossociais, também influenciam consideravelmente no nível de ansiedade e podem afetar a saúde mental dos trabalhadores.

COMO IDENTIFICAR SINTOMAS DE ANSIEDADE?

A ansiedade é um estado emocional comum que as pessoas experimentam em algum momento da vida. Ela ocorre quando estamos diante de situações de expectativa. Mas ela se transforma em algo prejudicial quando passa a ocorrer de forma excessiva e persistente, causando algum tipo de interferência nas atividades diárias.

Os sintomas podem ser físicos e psicológicos. No entanto, é importante salientar que apenas um ou dois sintomas não bastam para caracterizar um transtorno, lembrando que o diagnóstico deve ser feito por um profissional qualificado (psiquiatra ou psicólogo). Confira quais são:

Físicos:

  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Respiração ofegante ou falta de ar;
  • Aumento do suor;
  • Tremores nas mãos ou outras partes do corpo;
  • Sensação de fraqueza ou cansaço;
  • Boca seca;
  • Mãos e pés frios ou suados;
  • Tensão muscular;
  • Dor de barriga ou diarreia.

Psicológicos:

  • Constante tensão ou nervosismo;
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer;
  • Problemas de concentração;
  • Descontrole sobre os pensamentos;
  • Preocupação exagerada em comparação com a realidade;
  • Problemas para dormir.

DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE E CUIDAR DA SAÚDE MENTAL

Mesmo antes da pandemia, os transtornos de ansiedade já registravam números preocupantes. Segundo dados da OMS de 2017, o Brasil marcava a maior taxa de transtornos de ansiedade do mundo, com 9,3% dos brasileiros convivendo com este estado emocional em um nível patológico. A Covid-19 fez não só fez com que esses transtornos se agravassem, como também trouxe novas questões.

Ainda assim, situações de ansiedade estão sempre presentes em nossas vidas. Acompanhe algumas dicas que podem amenizar os sintomas:

Exercitar o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é conhecer seus próprios sentimentos, como medo, angústia, raiva, tristeza, alegria e bom humor. Além disso, é saber o quanto essas emoções interferem ou auxiliam nas relações com as outras pessoas.

Praticar atividades físicas

Praticar atividades físicas ajuda a lidar com estados de ansiedade, porque eleva a produção de endorfina e serotonina, substâncias que aumentam o bom humor e a sensação de prazer.

Manter uma alimentação saudável

Alguns alimentos auxiliam no controle da ansiedade e estresse e aumentam a sensação de bem-estar. Insira no seu dia a dia peixes, frutas cítricas, chás (camomila, erva-cidreira, maracujá) e vegetais folhosos (espinafre e brócolis). Fique distante do excesso de sal, gorduras e açúcar. Além disso, tente tornar o momento das refeições algo prazeroso e tranquilo.

Recuperar as energias

O sono é importante para descansar física e mentalmente e para manter o equilíbrio de nosso organismo.

Manter relacionamentos saudáveis no trabalho

Invista em uma comunicação sem ruídos, mantenha o ambiente de trabalho organizado, valorize os colegas e procure ser um profissional positivo.

INVESTIR EM SAÚDE MENTAL É INVESTIR NA PRODUTIVIDADE DOS TRABALHADORES

Investir na saúde mental dos líderes e trabalhadores é investir na produtividade da sua empresa. A Gerência de Saúde Mental do SESI Rio Grande do Sul conta com uma equipe de especialistas em saúde mental no trabalho. Nosso portfólio possui uma série de serviços como terapia online, terapia in company, cursos, palestras, workshops e consultorias. Clique aqui e conheça o nosso portfólio completo.

quinta-feira, 11 de Novembro de 2021 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 2 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat