Você está aqui

Você calça o tênis, deixa as preocupações de lado e inicia a corrida. A respiração acelera, o coração bate mais rápido e a sensação de bem-estar se espalha pelo corpo. A preguiça dá espaço ao movimento. O vento bate no rosto enquanto os hormônios da felicidade são liberados no cérebro. Seu corpo cansa enquanto a mente descansa. Correr é libertador.  

Simples de ser praticada, a corrida é uma atividade bastante popular, já que pode ser feita ao ar livre ou na academia, sozinho ou em grupo, em qualquer horário e na velocidade desejada pelo atleta. Ela promove a saúde integral do indivíduo, com benefícios que podem ser notados física e mentalmente.  

BENEFÍCIOS DA CORRIDA NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL 

Vencer a procrastinação e começar a praticar corrida exige disciplina e força de vontade. Mas todo esforço é recompensado pela série de benefícios que o exercício traz ao corpo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de atividade física diminui a mortalidade por todas as causas naturais, reduz as incidências de hipertensão, de alguns cânceres e de diabetes tipo 2, além de melhorar o sono e a saúde mental e cognitiva. 

Na saúde mental, a corrida é uma excelente atividade física para aliviar o estresse e diminuir a ansiedade e a depressão, já que os hormônios da felicidade, endorfina e dopamina, são liberados no cérebro quando o corpo entra em movimento intenso. Percorrer um trajeto exige atenção aos obstáculos e aos movimentos, o que faz com que o cérebro passe a visualizar cenários mais abrangentes e auxilie na concentração, no foco e na determinação.  

Para promover a saúde e o bem-estar, a OMS recomenda que adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana. Os números podem parecer altos, mas, se dividirmos por cinco dias da semana, eles representam 30 e 60 minutos diários para alcançar as metas, respectivamente. Para as crianças e adolescentes, o recomendado é uma média diária de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada, todos os dias da semana.  

PRÁTICA DE CORRIDA ALIADA À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 

A realização de exercícios físicos gera resultados melhores quando aliada à alimentação saudável. A dieta deve ser equilibrada e completa, para que o corpo tenha um bom desempenho. A nutrição adequada diminui o risco de lesões, ajuda a evitar a fadiga e garante a reposição correta de energia. De acordo com o Ministério da Saúde, a regra de ouro é optar sempre que possível por alimentos in natura e evitar o consumo de ultraprocessados. 

O acompanhamento de um nutricionista é fundamental para definir os nutrientes que precisam estar inseridos na alimentação do atleta. A criação de uma dieta leva em conta fatores como a modalidade e os tipos de atividade praticados, a rotina de treino, os hábitos alimentares, a composição corporal, o histórico de doenças, entre outros.  

A prática de exercícios físicos, como a corrida, aliada à nutrição saudável proporciona maior disposição para o organismo. Isso significa uma maior produtividade no trabalho e em projetos pessoais. As pessoas fisicamente ativas conseguem organizar melhor a rotina, manter a disciplina, entregar tarefas em tempo menor e ter mais rapidez no raciocínio. Para isso, algumas dicas de atividade física podem ajudar.  

VENHA PARA A CORRIDA DO SESI 2024

A Corrida do SESI 2024 ocorre em três dias (28 de abril, 1º de maio e 5 de maio) em mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul. As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser realizadas pelo site oficial até 29 de abril. Nas provas serão oferecidos dois percursos distintos: de 3km e 6km, além de caminhada de 3km (essa, sem idade mínima).  

Todos os inscritos recebem um kit de corrida contendo camiseta, ecobag e toalha fitness. Após a conclusão da prova, todos recebem a medalha de participação. Além disso, os cinco primeiros classificados em cada categoria, gênero e faixa etária ganham medalha especial e os cinco primeiros colocados no geral, nos gêneros masculino e feminino dos 3km e 6km; recebem ainda um troféu

Confira as cidades participantes, as datas e faça sua inscrição aqui!

sexta-feira, 31 de Março de 2023 - 16h16

Comentários

Boraaa correr

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
4 + 9 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat