Você está aqui

Reprimir as emoções é a realidade da maior parte dos homens adultos, que, desde pequenos, foram ensinados a evitá-las. Algumas pesquisas sugerem que homens que não podem falar abertamente sobre suas emoções podem ser menos capazes de reconhecer em si mesmos sintomas relacionados à saúde mental, sendo também menos propensos a procurar apoio. 

NOVEMBRO AZUL E A SAÚDE MENTAL 

Em tempos de campanha de conscientização, a temática saúde mental acompanha o Novembro Azul e nos convida a discutir amplamente a respeito. Não reconhecer suas próprias emoções, ou mesmo negá-las, interfere diretamente na saúde mental, e, quando relacionamos ao câncer de próstata, ela reflete na prevenção, no diagnóstico e no tratamento. 

Sabe-se que, para prevenir o câncer de próstata, hábitos saudáveis são fundamentais, como: não fumar, fazer atividade físicaalimentação equilibrada, peso saudável e tratar doenças clínicas como hipertensão e diabetes. Porém, para aderir a esses hábitos, é fundamental estar com a saúde mental em dia. Homens dependentes de álcool ou drogas, com depressão, ou mesmo com quadros de ansiedade sem tratamento, dificilmente conseguirão uma rotina equilibrada. 

Em artigo publicado este ano no American Journal of Men’s Health, mostrou o caminho da depressão e da ansiedade entre os homens após o diagnóstico de câncer de próstata. Segundo os autores, é possível desenvolver sintomas depressivos e/ou ansiosos, sendo que um desses quadros leve ao outro, ou ainda os dois também possam se sobrepor. Outros quadros ainda podem precipitar sintomas depressivos e ansiosos, com destaque para a solidão, as dificuldades sociais e possivelmente o sentimento de raiva — sendo este um dos focos do estudo. 

Durante o tratamento, a depressão, entre outros transtornos mentais, pode representar um fator de risco, pois pode diminuir a eficácia das intervenções terapêuticas. Isso se deve ao fato de que pacientes deprimidos aderem menos ao tratamento, passam mais dias hospitalizados e têm pior qualidade de vida em geral.  

Neste mês de novembro, aproveite para: 

  • consultar o urologista; 
  • repensar os cuidados com a sua saúde física e mental; 
  • adotar hábitos de vida mais saudáveis. 

A prevenção é sempre o melhor caminho para uma vida plena e feliz! 

INVESTIR EM SAÚDE MENTAL É INVESTIR NA PRODUTIVIDADE DOS TRABALHADORES 

Investir na saúde mental dos líderes e trabalhadores é investir na produtividade da sua empresa. A Gerência de Saúde Mental do SESI Rio Grande do Sul conta com uma equipe de especialistas em saúde mental no trabalho. Nosso portfólio possui uma série de serviços como terapia online, terapia in company, cursos, palestras, workshops e consultorias. Clique aqui e conheça o nosso portfólio completo

 

Terça-feira, 23 de Novembro de 2021 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 0 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat