Você está aqui

Parte importante da identidade das pessoas, o trabalho pode ser fonte de satisfação, autoestima e colaborar no desenvolvimento de potencialidades, podendo ir muito além de fonte de subsistência.  

E é exatamente pelo trabalho exercer um papel central na vida das pessoas que o avanço dos casos de ansiedade e depressão, entre outros transtornos, precisa ser cuidado no ambiente laboral.   

De acordo com o documento publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Guidelines on mental health at work, estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade com um custo à economia global de quase um trilhão de dólares.

COMO ESTÁ A SAÚDE MENTAL DAS SUAS EQUIPES? 

O impacto de uma saúde mental fragilizada no ambiente de trabalho se reflete no absenteísmo e na queda da produtividade, no engajamento e, sobretudo, nos afastamentos e auxílio-doença, refletindo ainda posteriormente no fator acidentário de prevenção (FAP).  

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais foram concedidos no Brasil em 2023, o que representa 38% a mais do que em 2022.  Os dados incluem afastamentos temporários e permanentes.  

Além dos custos com previdência social, a saúde suplementar mostrou crescimento entre 2020 e 2023 nos casos de depressão. É o que mostra o estudo especial do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar divulgado recentemente. 

Mudanças climáticas e catástrofes:  
Recentemente, as enchentes que assolaram o estado do RS tornam todo o contexto muito mais complexo, precarizando a saúde mental de toda a população, com impactos no ambiente de trabalho: sintomas relacionados à ansiedade, síndrome de burnout e depressão, são os mais relatados segundo pesquisa.

Diante de um cenário complexo e que vem se agravando, mapear, identificar, criar estratégia e ações a partir de dados, e da realidade de cada organização, são grandes desafios neste momento. A partir disso, o SESI-RS desenvolveu a plataforma Mentis360.  

Com um questionário rápido, a empresa recebe um mapeamento da saúde mental por setores, os trabalhadores têm acesso a resultados individuais e casos de risco podem ser encaminhados para acolhimento. 

Para se ter uma ideia do impacto hoje na saúde mental das suas equipes, comece acessando o site da plataforma e confira uma demonstração a partir do número de trabalhadores.   

Conheça o Mentis 360, acesse: Ambiente de Trabalho com Saúde Mental e Bem-Estar | Mentis 360: 

Plataforma Mentis 360 traz simulador de calculadora para apoiar a gestão dos dados em saúde mental no ambiente de trabalho.

Terça-feira, 16 de Julho de 2024 - 16h16

Comentários

Muito bom. No aguardo de mais informações.

Olá, Ralf!
A saúde mental no trabalho é um tema muito relevante não é mesmo? A plataforma Mentis foi desenvolvida pelo SESI-RS e através dela é possível fazer:
- Fazer o mapeamento da saúde mental dos trabalhadores em tempo real. 
- Ter acesso a dados detalhados e precisos da empresa.  
- Acessar relatórios para a tomada de decisões preventivas e estratégicas. 
- Ter acesso a trilha de cuidado personalizada para cada trabalhador com conteúdos de qualidade. 

Saiba mais! Faça contato pelo Ambiente de Trabalho com Saúde Mental e Bem-Estar | Mentis 360:

 

 

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
17 + 1 =
Fale Conosco!