Você está aqui

O SESI Conecta Saúde 2024 vai trazer o tema “Expandindo as fronteiras do cuidado. Um olhar para os impactos no futuro da saúde e da economia”. A 4ª edição do maior evento do Brasil sobre saúde integral no trabalho irá promover reflexões sobre as mudanças na qualidade de vida das pessoas, os impactos na economia, no mundo corporativo e nos modelos de saúde atual.    

Ao unir a experiência do SESI-RS no segmento, especialistas renomados e temáticas atuais, o SESI Conecta Saúde é voltado para os profissionais de saúde, recursos humanos, da saúde, da segurança no trabalho, empresários, estudantes e comunidade em geral. 

O FUTURO DO CUIDADO E OS IMPACTOS NA SAÚDE E NA ECONOMIA

O número de pessoas que demandam serviços de cuidado cresce diariamente no mundo todo. De acordo com dados do último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para 2030 espera-se um universo de 2,3 bilhões de pessoas dependentes de cuidado.  

A partir da ideia de que a saúde de um indivíduo está interligada a diferentes fatores, que vão desde questões hereditárias até condições socioeconômicas e ambientais, dados apontam que estamos diante de uma crise do cuidado. Segundo a Global Burden of Disease,  aproximadamente 71% das causas de morte no Brasil em 2019 foram devidas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

O envelhecimento populacional e o aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) indicam que a saúde é o setor econômico com maior crescimento. 

Pelo ponto de vista econômico, relatório da Boston Consulting Group prevê que a maior potência econômica mundial será impactada em breve pela economia do cuidado: os Estados Unidos perderão cerca de 290 bilhões de dólares por ano em PIB a partir de 2030, não só em função da falta de profissionais do cuidado como pela perda de trabalhadores produtivos para atividades de cuidado não remuneradas. 

A chamada Economia do Cuidado se refere ao setor de atividade econômica que engloba a prestação de serviços relacionados ao cuidado de indivíduos com diversas necessidades: crianças, idosos, pessoas com desabilidades, ou comorbidades/doenças, além do trabalho doméstico diário. 

Na perspectiva econômica do trabalho doméstico não remunerado, o Observatório SESI de Saúde no Trabalho estima que se esse fosse contabilizado no PIB, ele representaria 11,29% da economia brasileira. Diante deste cenário, em que predomina a inequidade de gênero, o impacto é expressivo na vida das mulheres, que sofrem com uma sobrecarga de estresse, esgotamento físico e emocional, depressão, entre outros problemas de saúde. 

SESI CONECTA SAÚDE: VEM PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES SOBRE O FUTURO DO CUIDADO 

Em sua sólida atuação no campo da saúde, o SESI-RS apresenta soluções estratégicas para que empresas desenvolvam a cultura focada no cuidado integral com o bem-estar dos trabalhadores e na promoção de ambientes saudáveis. 

Para ampliar essas conversas dentro e fora da indústria, criou o SESI Conecta Saúde, evento anual gratuito que já recebeu mais de 50 mil participantes e dezenas de palestrantes nacionais e internacionais.  

Esta edição acontecerá nos dias 19 e 20 de junho de 2024, de forma online e presencial para convidados. A inscrição é gratuita e a participação dá direito a certificado. Saiba mais aqui e participe! 

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024 - 16h16

Comentários

Eu percebo que mais uma vez o SESI vem fazer a diferença, isso é muito importante e quero fazer o recorte sobre o trabalho da mulher no âmbito da sua casa, separar em duas classes as que trabalham fora e ainda tem os afazeres doméstico e as que estão só com os afazeres domésticos. É importante salientar que ambas estão cuidando de um espaço muito importante, e que deva ser compartilhado esse trabalho. Elas precisam de um tempo para Elas, só para Elas, e quando isso ocorre. Aquela que trabalha, pega o filho na creche e volta para casa, cuidar da(s) criança(s) e o trabalho de casa, é muito desgastante. Eu falo que vivi isso dentro de casa com minha mãe, Ela não tinha tempo para Ela, com passar dos anos Ela ensinou os filhos as tarefas básicas e hoje fazemos isso dentro de nossas casas ajudando nossas esposas.

Quero participar e aprender com esse tema importantíssimo

Gostaria de me inscrever

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
9 + 4 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat