Você está aqui

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 10 de outubro de 1992 com o objetivo de ampliar e sensibilizar a comunidade global sobre o tema, que, mais do que nunca, segue revelando números preocupantes.  

Dados da maior revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século, mostram que, em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. Sendo o suicídio responsável por mais de uma em cada 100 mortes, e 58% desses episódios ocorreram antes dos 50 anos de idade.  

A mesma publicação indica que pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. Desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerras e crise climática estão entre as ameaças estruturais à saúde mental.

BRASIL DESPONTA COMO PAÍS COM MAIS ANSIOSOS

O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas em todo o mundo. É o que aponta o dado da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando que 9,3% da população sofre com essa condição. Já a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. 

Paralelo aos dados da OMS, o país vive recorde na comercialização de medicação. Dados do Conselho Federal de Farmácia apontam que a venda de antidepressivos e estabilizadores de humor cresceu cerca de 58% entre os anos de 2017 e 2021.

O IMPACTO NO TRABALHO 

O impacto de uma saúde mental fragilizada no ambiente de trabalho se reflete no absenteísmo e na queda da produtividade, como também nos afastamentos e auxílio-doença. Tanto que transtornos mentais e comportamentais foram a 3ª principal causa de afastamento não-acidentário no Brasil em 2022 de acordo com o INSS. Mas o trabalho também é promotor de saúde mental e pode, inclusive, fortalecê-la. 

Um dos fatores de proteção psicossocial mais importantes para que os ambientes de trabalho sejam saudáveis é a segurança psicológica, que está vinculada aos relacionamentos, às interações com lideranças, gerentes, supervisores e colegas.  Relatório da Gallup, reforça que se 6 pessoas em cada 10 estiverem psicologicamente seguras no seu local de trabalho, há um potencial de redução do turnover de 27%, 40% menos incidentes e acidentes envolvendo segurança e 12% mais produtividade.

COMO O SESI ATUA

Parte importante da prevenção é garantir o bem-estar geral dos trabalhadores, envolvendo-os em ações que tratem sobre os cuidados com a saúde mental.  Outra parte é sensibilizar e desenvolver as lideranças, eixo de extrema relevância que integra o conjunto de ações.  

Ao sentir-se bem e ciente do valor da sua atuação individual e coletiva, o trabalhador desenvolve suas atividades com a devida atenção, tronando-se mais produtivo e também consciente da necessidade de autocuidado, uma vez que ele é o grande responsável pela sua saúde. 

Acolhimento em Saúde Mental, Atendimento Psicológico in company e online, Gestão em Saúde Mental, Desenvolvimento de Lideranças são algumas das soluções que o SESI-RS oferece para que uma organização fortaleça toda uma cultura voltada para a saúde mental dos trabalhadores. Acesse e saiba mais.  

 

Terça-feira, 10 de Outubro de 2023 - 14h14

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
6 + 0 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat