Você está aqui

Início de ano é tempo de elencar metas para o novo ciclo que inicia. Avaliar a forma como nos alimentamos é considerado por muitos um dos maiores desafios, mas pode ser o primeiro passo para esclarecer o quanto os hábitos alimentares têm relação com o bem-estar e a saúde mental. 

Para a área da psiquiatria nutricional, alguns estudos já têm apontado uma associação entre dieta e saúde mental, mostrando que uma alimentação mais saudável está vinculada ao menor risco de sintomas depressivos, por exemplo. Uma das explicações neste estudo é que grande parte dos transtornos mentais são inflamatórios, isto é, provocam uma inflamação no organismo. Assim como alguns alimentos podem provocar. 

Quando pensamos em bem-estar, uma dieta pouco balanceada contribui também para lapsos ou falta de memória, indisposição, irritabilidade, insônia. Excesso de açúcar e consumo de pouca água podem ainda, causar ou agravar transtornos como a depressão e a ansiedade. 

DISPOSIÇÃO E IMUNIDADE 

Além de levar energia para o corpo, fazendo com que as pessoas se sintam mais dispostas para as atividades rotineiras, a boa alimentação também pode fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo de doenças. E isso também está associado à saúde mental, uma vez que recuperar-se de situações estressantes do dia a dia exigem disposição física e uma boa imunidade. 

Escolhas nutricionais menos saudáveis afetam o organismo de diferentes formas. Confira alguns exemplos: 

  • O consumo exagerado de açúcares e carboidratos refinados (pães, massas e bolos) pode levar o organismo a se tornar resistente à insulina, provocando diabetes. 
  • A ingestão exagerada de carboidratos refinados e gorduras pode levar ao aumento de gordura no fígado (esteatose hepática), o que altera as células imunes. 
  • Dietas ricas em gorduras são capazes de alterar os macrófagos (grandes responsáveis pela remoção de bactérias no sangue), o que pode aumentar os riscos de infecções bacterianas.
  • Dietas pobres em vitaminas e sais minerais (que estão presentes nos alimentos in natura e minimamente processados) têm impacto direto na saúde intestinal e, assim, diminuem a proteção do nosso organismo, ou seja, nossa imunidade. 

SAÚDE MENTAL E O MOVIMENTO JANEIRO BRANCO  

Neste mês, o movimento Janeiro Branco do SESI/RS nos lembra da relevância de se cuidar da saúde mental e traz uma série de conteúdos e novidades sobre o tema. Com uma equipe de especialistas, a Gerência de Saúde Mental atua com um portfólio diversificado, para tratar do assunto. Saiba mais em portfolio_saude_mental_sesi_-_interativo.pdf (sesirs.org.br)  

sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 - 19h19

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
4 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat