Você está aqui

O mês de fevereiro é, tradicionalmente e socialmente, uma época de maior tolerância em relação a alguns hábitos e comportamentos. Tempo de férias e carnaval, o período acabou ganhando uma data que marca uma importante necessidade de conscientização: o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo (dia 20).

Diante do aumento no consumo dessas substâncias registrado durante a pandemia, além das implicações na vida pessoal e social, essa pauta vem ganhando maior visibilidade.   

Pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realizada em 2020, mostra que 35% dos adultos, na faixa etária dos 30 aos 39 anos de idade, fizeram uso exagerado de álcool.

Quanto às drogas, cerca de 275 milhões de pessoas no mundo fizeram uso no último ano, e mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso delas, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021 divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.    

A DEPENDÊNCIA E OS TRANSTORNOS MENTAIS NO TRABALHO 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência de álcool e também a fármaco-dependência estão presentes em uma relação de tendências mundial de transtornos mentais no trabalho, e um dos principais motivos de afastamento das atividades laborais. 

A partir da atuação técnica dessas entidades em escala global e dos números levantados durante a pandemia, é possível reconhecer que a dependência de álcool e drogas pode afetar a vida pessoal e social, impactando diretamente nas relações interpessoais, na produtividade, no absenteísmo e na rotatividade.

Com relação à segurança, dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que de 20 a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas que estavam sob o efeito do álcool ou outras drogas. 

FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO NO TRABALHO 

Ainda de acordo com a OMS alguns fatores de risco e proteção, e suas combinações, podem estimular ou inibir que um indivíduo faça uso de substâncias psicoativas.  

Fatores de risco que tornam as pessoas mais vulneráveis ao uso de álcool e outras drogas: 

  • Depressão 
  • ​Ansiedade 
  • ​Autoestima baixa 
  • Fácil acesso a bebidas 
  • Fator econômico (alto ou baixo) 
  • Vínculos negativos com pessoas ou instituições 
  • Falta de oportunidades de trabalho e lazer 

Fatores de proteção que colaboram para que o indivíduo, mesmo tendo contato com álcool ou outras drogas, tenha condições de se proteger: 

  • Relações interpessoais saudáveis 
  • ​Propósito de vida 
  • Valores éticos 
  • Oportunidades de trabalho e lazer 
  • Vínculos positivos 
  • Boa autoestima 

O ambiente de trabalho torna-se, portanto, um fator de proteção quando promove espaços de comunicação e informação sobre saúde e quando propicia relacionamentos saudáveis. Essa e outras temáticas relacionadas à saúde mental estão no material produzido pela equipe de especialistas no assunto do Sesi/RS: E-book: 12 temáticas para trabalhar a Saúde Mental ao longo do ano (sesirs.org.br)
 

INVESTIR EM SAÚDE MENTAL É INVESTIR NA PRODUTIVIDADE DOS TRABALHADORES  

Investir na saúde mental dos líderes e trabalhadores é investir na produtividade da sua empresa.  A Gerência de Saúde Mental do SESI Rio Grande do Sul conta com uma equipe de especialistas em saúde mental no trabalho. Nosso portfólio possui uma série de serviços como terapia online, terapia in company, cursos, palestras, workshops e consultorias. Clique aqui e conheça o nosso portfólio completo.

Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022 - 14h14

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
6 + 4 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat