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Turnover é um indicador da qualidade do trabalho de uma empresa. Ele mede a rotatividade que ela apresenta, ou seja, é uma taxa que compara a quantidade de funcionários contratados com o número de profissionais demitidos em um determinado período. Por isso, pode ser chamado também de índice de rotatividade.

Esse índice merece atenção por inúmeros motivos. Entre eles, está a sua capacidade de demonstrar que algo está errado na empresa. Questões a respeito da atração e retenção de talentos, por exemplo, podem começar a ser respondidas quando você começa a calcular turnover na sua organização. Ficou interessado? Então saiba como ele funciona.

A importância de calcular turnover

O turnover é capaz de mostrar para a gestão se a empresa apresenta problemas internos, que podem ser de relacionamento ou de outra natureza. De fato, quando ele está elevado, é possível verificar problemas como condições de trabalho ruins, ambiente pesado e remuneração incompatível com os interesses do trabalhador.

O ideal é que o seu turnover esteja sempre sob controle, de modo que represente o sucesso da direção na gestão de talentos. Essa deve ser a busca por parte da gestão.

Ainda assim, quando os índices se mostram fora de controle, eles permitem a você entender se existem problemas. A partir de então, é possível investir em ações como políticas de incentivos, programas de treinamento, entre outras soluções que costumam gerar engajamento e fazer com que os funcionários atuem de maneira mais alinhada com os valores da organização.

A questão aqui é criar meios para garantir a atração e retenção de talentos, algo muito valioso para empresas independentemente do porte ou da atividade que realizam.

Pense que contratar um profissional, prepará-lo ao longo do tempo e poder contar com sua competência por muitos anos é muito mais econômico e estratégico do que estar sempre abrindo novos processos de seleção para substituir profissionais insatisfeitos — pior ainda se você não sabe ao certo quais são os motivos que geram essa insatisfação.

É nesse sentido que o turnover se faz importante, pois dá indícios de problemas para que você possa atuar na resolução deles e evitar que suas contratações sejam equivocadas.

A fórmula do turnover e seus desdobramentos

Para calcular o turnover, basta somar o número de admissões com o de desligamentos e dividir o resultado por dois. Em seguida, divida o valor obtido pela quantidade de funcionários ativos. Para trabalhar com porcentagem, multiplique esse resultado por 100.

A fórmula fica assim:

A + D ÷ 2 = Y

Y ÷ FA × 100 = turnover

Essa é a fórmula básica do turnover, também conhecida como turnover geral, pois dá uma dimensão bastante generalista das movimentações que acontecem na empresa, mas você também pode considerar seus desdobramentos. Isso é importante para que a análise seja mais voltada às especificidades que interessam na avaliação.

Turnover de insatisfação

Assim, buscando compreender somente a insatisfação da equipe, você pode fazer o cálculo desconsiderando o número de contratações. Dessa forma, os resultados dão uma dimensão mais precisa a respeito do movimento que leva à saída de profissionais, o que lhe permite agir em relação às causas dos desligamentos.

Para tanto, faça a divisão simples entre o número de desligamentos no período e o número de funcionários em atividade no momento (D ÷ F).

Turnover de admissão

É possível conferir também a qualidade do processo de recrutamento e seleção dentro da sua empresa. Lembre-se de que essa é uma etapa muito importante para o empreendimento, pois, quando as contratações são equivocadas, a tendência é que o profissional não se adapte às exigências da vaga, aumentando a taxa de saída.

Sendo assim, para medir o turnover de admissão, use a fórmula apresentada e considere somente o curto prazo, ou seja, o período de até seis meses dentro da empresa. Assim, você consegue identificar saídas rápidas, que podem ser consequência de falhas na contratação.

Turnover para pequenas empresas

Existe também o chamado turnover para pequenas empresas, que é basicamente a mesma fórmula, mas que considera uma sazonalidade específica.

Na fórmula apresentada, uma empresa com 50 colaboradores, que perde 2 em um mês, apresenta o turnover de 4%. Assim, se no mês seguinte ninguém sair esse índice será de 0. Analisando friamente, esses resultados não facilitam muito a análise.

Por isso, o ideal é considerar o período de um ano, considerando o número de desligamentos total dentro de um período de 12 meses. Consequentemente, para calcular o turnover para pequenas empresas, some o número de desligados no ano e divida pelo número total de funcionários.

Como o turnover pode ser útil

Identificar problemas nem sempre é fácil dentro de uma organização. Sua equipe pode apresentar resultados abaixo do esperado por inúmeros motivos, e, se você não fizer uso de métricas, ficará dando “tiros no escuro”, buscando entender o que pode estar errado.

Felizmente, é possível agir de maneira racional diante de situações difíceis. Sendo assim, trabalhar com métricas é fundamental para garantir uma análise certeira e responsável, de modo que a gestão interceda corretamente e evite prejuízos maiores. Essa, inclusive, é uma maneira de profissionalizar a gestão.

Uma empresa que apresenta problemas de relacionamento no ambiente interno, por exemplo, precisa estar sempre abrindo novos processos de seleção para preencher vagas. Considerando posições estratégicas, isso gera um problema grave, pois, até que o novo funcionário se adapte plenamente às suas funções, a empresa pode perder tempo e dinheiro. Nesse sentido, observar a taxa de turnover de determinado setor é o primeiro passo para garantir uma intervenção estratégica.

Na prática, o turnover é um índice útil para o gestor que procura meios para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Quando ele é adotado e tido como ferramenta no dia a dia, a tendência é que ajude a melhorar os processos e gere resultados.

Entender como calcular o turnover pode ser útil para a sua empresa e é essencial para quem pretende fazer da retenção de talentos um diferencial para o seu negócio.

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segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019 - 10h10

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