Você está aqui

Pense em um carro. Ele exige manutenções periódicas, certo? Revisão, checagem dos freios, das pastilhas, trocas de óleo e filtros e eventuais reparos. Todos sabemos que cuidar de um veículo da maneira certa, sem deixar de lado as manutenções, faz com que ele dure mais e nos sirva melhor. Então por que com o corpo humano, a máquina mais complexa que existe, seria diferente?

Assim como ocorre com os carros, é preciso ter atenção às “revisões” e “manutenções” para que as pessoas possam se manter saudáveis e produtivas. Estamos falando sobre os exames de rotina: aqueles que fazemos mesmo quando não há um motivo ou uma reclamação específica, só para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente com o nosso organismo.

E onde entram as empresas neste quesito?

Quais os exames mais importantes para as organizações?

A preocupação com a saúde dos trabalhadores deve incluir o monitoramento do estado de saúde de cada um. Neste sentido, a Norma Regulamentadora n° 7 determina que a empresa encaminhe o trabalhador para a realização dos seguintes exames:

a) admissional: realizado no momento da contratação;

b) periódico: realizado periodicamente para monitorar a saúde física e mental dos trabalhadores;

c) de retorno ao trabalho: realizado quando o trabalhador fica afastado por um período igual ou superior a 30 dias;

d) de mudança de função: realizado sempre que o funcionário for transferido de função ou setor e houver alteração nos riscos ocupacionais;

e) demissional: realizado na ocasião da demissão.

Estes exames compõem o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa. Os tipos de exames incluídos no PCMSO variam conforme a atividade exercida pelo trabalhador, mas os mais comuns são:

  • Avaliação clínica: anamnese ocupacional, exame físico e mental;
  • Avaliação da exposição a agentes químicos: exames de sangue ou de urina;
  • Exames audiométricos;
  • Radiografias e espirometrias.

Para auxiliar as organizações a cumprir corretamente o programa e otimizar este monitoramento dentro das empresas, o SESI/RS possui o serviço de Gestão de exames ocupacionais. Através de um sistema informatizado e uma rede de profissionais qualificados, é feito o gerenciamento e a execução de exames ocupacionais conforme o PCMSO da empresa.

Os benefícios de manter os exames em dia

Os exames periódicos ou check-ups vêm ganhando cada vez mais importância dentro e fora das empresas. Isso porque, entre outros fatores, são capazes de:

  • Identificar fatores de risco para doenças;
  • Detectar de maneira precoce sinais de desenvolvimento de doenças;
  • Prevenir o agravamento de doenças por meio de intervenções rápidas;
  • Evitar que dores agudas se tornem problemas crônicos.

Como consequência, os principais benefícios são:

  • Aumento da longevidade e qualidade de vida dos trabalhadores;
  • Menos complicações de doenças já instaladas;
  • Redução da necessidade de internações hospitalares e afastamentos;
  • Aumento da produtividade no trabalho.

Esta lista de benefícios é uma consequência do caráter preventivo dos exames de rotina. Quando doenças que ainda não manifestaram sintomas são detectadas, as chances de cura aumentam consideravelmente. Desta forma, procedimentos e internações que poderiam ser necessários no futuro são evitados.

Os benefícios, desta forma, são gerais: o trabalhador tem sua saúde e seu bem-estar preservados e a empresa, além de garantir mais produtividade ao evitar afastamentos, reduz gastos com planos de saúde, se for o caso.

Cuidado completo: exames em dia e estilo de vida saudável

Manter os exames em dia, como vimos, é uma excelente maneira de diagnosticar doenças de maneira precoce e elevar potencialmente as chances de cura, reduzindo os índices de absenteísmo, presenteísmo e, também, a probabilidade de envolvimento em acidentes de trabalho.

No entanto, além de acompanhar o quadro de saúde ocupacional do trabalhador, é recomendado incentivar a busca por um estilo de vida saudável para evitar doenças. Portanto:

  • Invista em campanhas de promoção da saúde na empresa;
  • Incentive a boa alimentação e a prática de exercícios físicos regulares;
  • Esteja atento aos sinais de sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e outros maus hábitos dos funcionários;
  • Informe-se sobre os tratamentos de saúde que o trabalhador faz e incentive-o a não abandoná-los;
  • Estimule bons hábitos de saúde bucal;
  • Se possível, promova momentos dedicados à pauta da saúde, como jogos, ginástica laboral, palestra na SIPAT, DDS, murais, etc.

O SESI/RS possui uma série de serviços que auxiliam na promoção da saúde dentro das empresas: há uma variedade de iniciativas voltadas para atividades físicas, um completo portfólio de serviços de nutrição, apoio à gestão em saúde ocupacional e também atendimentos em odontologia, tudo com foco no trabalhador da indústria e seus dependentes.

Gostou de conhecer melhor a importância de manter os exames em dia para a saúde dos trabalhadores e o desempenho da empresa? Então você provavelmente vai gostar do Podcast Conexão SESI. Clique aqui para conhecer!

quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2021 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat