Você está aqui

Parte fundamental do cuidado com a saúde integral do trabalhador, os programas de imunização dentro das empresas impactam positivamente tanto nas equipes quanto na produtividade.  

Atualmente, um dos grandes desafios nos ambientes laborais é o avanço das síndromes gripais, intensificadas pela pandemia do vírus influenza H1N1 desencadeada há 15 anos. E o cenário de hoje aponta para um alerta: o risco de uma nova epidemia global, com grande potencial de disseminação na população, hospitalizações e óbitos.     

Conforme dados do Boletim Técnico semanal da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz disponibilizado no dia 29 de fevereiro, há indícios de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza A (gripe) nas regiões da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.  

AFASTAMENTOS E A RELAÇÃO COM CUSTOS E RESULTADOS

Sob uma perspectiva financeira, o impacto econômico da gripe traz consequências para as empresas relacionadas a gastos com transporte, comprometimento da capacidade laborativa, absenteísmo, queda na produtividade e custos com saúde, em especial com planos de saúde.  

Quanto aos afastamentos, dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 do IBGE mostram que problemas respiratórios são responsáveis por 20% deles. No caso da gripe, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, representa de 10% a 12% de todas as causas de afastamento por até duas semanas (absenteísmo).  

Com relação à produtividade, a vacinação pode reduzir entre 25% e 43% os dias de trabalho perdidos por causa da gripe, de acordo com relatório apresentado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar em 2022. 

VACINA DA GRIPE: O QUE AS EMPRESAS PRECISAM SABER

A vacinação contra a gripe é considerada hoje uma das estratégias mais usadas na redução dos prejuízos financeiros e na ampliação das práticas de cuidado no local de trabalho. Além do que, inegavelmente, a vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção e o bem-estar social. 

Para colocar em prática uma campanha de vacinação contra a gripe e promover ambientes de trabalho saudáveis, as organizações devem atentar para os seguintes aspectos: 

  • Planejamento orçamentário e operacional;  

  • Divulgação de conceitos envolvidos na imunização prevista;  

  • Desenvolvimento de ações para orientação e conscientização do público-alvo sobre a importância da vacinação;  

  • Logística de transporte, armazenamento e manuseio das vacinas;  

  • Disponibilização de insumos para a realização da ação de vacinação;  

  • Disponibilização de profissionais especializados para todo o processo de vacinação.

CAMPANHA DO SESI DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

O SESI acredita na importância da vacinação contra a gripe como um gesto essencial para a saúde e o bem-estar de trabalhadores da indústria, assim como de toda a comunidade. Mais do que uma escolha de autocuidado, a imunização trata-se de uma atitude de proteção que impacta a todos.   

Por isso, oferecemos atendimento com estrutura especializada para realizar as aplicações das doses da vacina contra a gripe no formato in company, e também em nossas unidades.   

Para saber mais sobre a Campanha do SESI da Vacina Contra a Gripe, acesse aqui

 

No vídeo, o médico responsável pelo PCMSO do SESI, Dr. Claúdio Pereira, explica as principais vantagens de promover a vacinação contra a gripe e por que investir na saúde de trabalhadores resulta em benefícios a curto e longo prazo, sendo uma escolha estratégica para as empresas.

segunda-feira, 4 de Março de 2024 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
4 + 8 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat