Você está aqui

Cônsul dos EUA reforça na FIERGS a importância de maior integração com o setor privado brasileiro

Em 2024, Brasil e Estados Unidos completam 200 anos de relações diplomáticas. Para abordar a programação do bicentenário e tratar sobre as perspectivas de incremento na cooperação econômica entre os dois países e, regionalmente, com o Rio Grande do Sul, a cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Carrie Muntean, participou da reunião do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, conduzida pelo coordenador Aderbal Lima, na terça-feira (16). “Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias e economias do hemisfério e por isso a parceria entre os dois países é tão importante, temos valores em comum, com economias muito ligadas. A necessidade de parcerias estratégicas nunca foi tão importante como atualmente, são muitos os desafios”, disse Carrie, cujo consulado é responsável pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A cônsul chamou a atenção para a importância de uma maior integração dos dois países entre seus setores privados, da saúde, comunidades científicas e tecnológicas e sociedade civil. Apontou como desafios globais, entre outros, as mudanças climáticas, tráfico, desigualdade, corrupção e na cadeia de suprimentos. Segundo ela, os Estados Unidos, como maior investidor no Brasil, são responsáveis por gerar 500 mil empregos no País. Em 2021, investiram US$ 191,6 bilhões, 21,3% do total estrangeiro no Brasil. Ela vê o empreendedorismo, por meio de acordos com universidades, e energia limpa como áreas bastante promissoras para oportunidades futuras.

Carrie Muntean esteve acompanhada da conselheira para Assuntos Políticos e Econômicos do consulado, Katie Hughes, e da assessora para Assuntos Políticos e Econômicos do consulado, Aline Casagrande Dalla Vecchia.

Publicado Terça-feira, 16 de Abril de 2024 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat