Você está aqui

Semana da Leitura do Sesi-RS estimula o hábito entre crianças, jovens e adultos

Adultos recomendam livros para filhos ou amigos, e crianças contam sobre suas leituras aos pais e a outras crianças. São mais cenas assim que Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) quer fomentar. Por isso, a entidade realiza uma série de ações para marcar a Semana da Leitura, em alusão ao Dia Mundial do Livro que é celebrado nesta terça-feira, 23 de abril. Na tarde de hoje, a Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, de Gravataí, ficou repleta de Meninos Maluquinhos, Brancas de Neve e fadas com as crianças das turmas de Educação Infantil e do Contraturno Tecnológico fantasiadas de personagens da literatura para participar da programação.

As atividades da Semana da Leitura incluem o Correio Literário, em que alunos do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Contraturno Tecnológico criam, em formato de carta, uma indicação literária a partir de obras que foram trabalhadas em aula. Essas cartas serão enviadas para escolas públicas do Rio Grande do Sul como sugestão de leitura para outros estudantes. Está no cronograma, ainda, a Parada Literária, que além das escolas envolve atividades nas bibliotecas do Sesi-RS e nas indústrias gaúchas, estimulando estudantes, trabalhadores e comunidade em geral a dedicar um tempo para a leitura.

“O convite à leitura é para descobrir-se, não só uma trilha do olhar sobre linhas e letras. O ato de ler nos permite estar em uma relação melhor e mais bem resolvida com a vida e o nosso entorno. Não se trata apenas de aumentar vocabulário, mas de uma ferramenta para compreender o mundo dinâmico à nossa volta”, destaca a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

Nesta terça-feira (23), a escola de Gravataí teve, pela manhã, uma parada literária com a leitura de textos com curadoria dos bibliotecários e dos professores do Sesi e de outras obras de interesse dos estudantes do Ensino Médio. À tarde, as crianças fantasiadas escreveram as cartas para outras crianças, de escolas públicas de diversas partes do Rio Grande do Sul, com dicas de livros que mais gostam.

A brincadeira foi realizada na biblioteca, com a criançada à vontade – afinal, são frequentadoras assíduas do espaço. Ali, desfilavam fantasias e escreviam suas cartinhas com sugestões sobre suas leituras favoritas. Antônio Sampaio Oliveira, de oito anos, estava empolgado. Fantasiado em alusão à saga Harry Potter, afirmou que é um leitor de carteirinha.

“Tenho uma prateleira cheia de livros em casa e que já li tudo”, afirmou o garoto, que disse ter indicado para quem receber sua carta o livro “Grande Encontro: Turma da Mônica Jovem e Liga da Justiça”, disse o estudante do contraturno do Sesi-RS.

A Semana da Leitura do Sesi-RS foi criada há 10 anos, de acordo com a analista de promoção à leitura na Gerência de Educação do Sesi Bruna Vieira Dorneles. Leitora assídua, ela destaca a importância de estimular o hábito desde cedo.

“A leitura cria uma identificação com situações e personagens, nos ajuda a validar sentimentos”, afirma, ao destacar que as ações de incentivo à leitura promovidas pelo Sesi-RS têm estimulado outras redes de ensino a realizar atividades semelhantes.

Poesia no CTG e cartilhas para baixar
Na quarta-feira (24) haverá ainda uma ação cultural no 35 CTG, em Porto Alegre, dentro das atividades de comemoração do aniversário de 76 anos do Centro de Tradições Gaúchas. A partir das 19h, na tradicional Penha de Aniversário, haverá a declamação de poemas de Jayme Caetano Braun, o renomado payador e poeta do Rio Grande do Sul, no ano de seu centenário. A iniciativa inclui, ainda, a distribuição de materiais com trechos dos Contos Gauchescos, de Simões de Lopes Neto.

No site do Sesi-RS é possível baixar cartilhas com a seleção de textos voltados para crianças, estudantes e trabalhadores. O sistema de bibliotecas do Sesi, com estrutura física em diversas cidades do RS, também disponibiliza livros para download gratuito. Saiba mais no site sesirs.org.br/servicos/biblioteca.

Publicado Terça-feira, 23 de Abril de 2024 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat