Crédito foto: Dudu Leal
A COMPUTAÇÃO COMO DIREITO FUNAMENTAL DOS ESTUDANTES
Um dos convidados da primeira edição do Sesi RS - Educar para Conectar, que aconteceu em paralelo ao torneio, foi André Raabe, doutor em Informática na Educação (UFRGS), pós-doutor pela Universidade de Stanford (EUA) e coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Em sua apresentação no painel “Pensamento computacional – Aproximação da computação, educação e mundo do trabalho”, Raabe ressaltou a importância da robótica para as carreiras.
“Muitas profissões já dependem do conhecimento da computação. Por exemplo, Direito, Urbanismo, Farmácia, Medicina, entre tantas outras. E hoje temos à disposição uma abundância de ferramentas e materiais que facilitam a aprendizagem e que são de baixo custo. Métodos possíveis, desde que haja professores capacitados. Levar a computação para a educação básica é uma questão de justiça social e educacional. É um direito dos nossos estudantes”, ressalta André.
Ao mesmo tempo em que oferece infinitas possibilidades e oportunidades, o mundo digital também pode apresentar riscos. Raquel Franzin, coordenadora da área de educação do Instituto Alana, uma organização sem fins lucrativos criada em 1994, reforça que a relação de crianças e adolescentes com as tecnologias deve ser sempre moderada pelas escolas e pela família.
“Podemos comparar o universo digital com a descoberta do fogo, que revolucionou a humanidade. Não é benéfico, nem maléfico em si. Depende da relação que se estabelece. Precisa ser dominado para não causar danos”, afirma Raquel, que apresentou o painel “O Mundo Digital e as Relaçõescom as Crianças e Adolescentes”. “O benefício depende sobretudo da mediação das famílias e das escolas. Se deixarmos as crianças sem acompanhamento ou orientação, elas tendem a fazer um uso problemático da tecnologia. Então, essa relação entre as partes é mais potente quando a intencionalidade pedagógica está posta. É preciso usá-la como recurso educacional com limitações. Precisamos encontrar um equilíbrio entre o off-line e o on-line, por mais que estejamos num mundo cada vez mais híbrido”, acrescenta Raquel.
Quer rever a programação completa dos dois dias de eventos promovidos pelo Sesi-RS?
Acesse os links abaixo e assista:
1º dia: https://youtu.be/dNOR3O1Lhcg
2° dia: https://youtu.be/pms3WfG7TiU
Confira a lista de vencedores do Torneio de Robótica First Lego League:
Champion’s Award:
1° - Big Family
2° - Lobóticos/IFRS
3° - Tecnoway
Design de robô:
1° - The Ducks
2° - Mondrobotik
Projeto de Inovação:
1° - Farroubots
2° - MonT Beta
Core Values:
1° - C3P-O
2° - UNTITLED
Desempenho de Robô:
1° - Big Family
2° - Lobóticos / IFRS
Técnico Destaque:
Lucas Simas, The Ducks
Classificados para a etapa nacional do torneio:
Big Family, Lobóticos / IFRS, Tecnoway e The Ducks;
Suplentes: Farroubots, MonT Beta, C3P-O e Mondrobotik