Você está aqui

Benefícios da Leitura

Quem lê viaja sem sair do lugar! Conheça os benefícios de uma boa leitura:

Benefícios da Leitura:
1. Crescer rodeado de livros ajuda na vida adulta.
A Universidade de Pádua, na Itália, realizou um estudo com crianças e revelou que aquelas que crescem cercadas por livros têm mais chances de ter sucesso na vida adulta. Jovens que leem por prazer tinham salários 21% melhores. Isso se deve, para os especialistas, ao fato de que essas pessoas têm mais chances de aprender sobre a vida e o universo, adquirindo novas experiências.

2. Empatia: “transportar-se à perspectiva dos outros”.
Um estudo publicado no periódico Trends in Cognitive Sciences mostra que quem lê ficção tem mais empatia. Segundo a pesquisa, a leitura nos ajuda a entender melhor o sentimento dos outros e também melhora a capacidade de mudarmos nós mesmos. Este efeito, de acordo com a publicação, é alcançado pelo envolvimento emocional durante uma leitura ao descobrir circunstâncias e personagens complexos.

3. A criatividade é intensificada.
Pessoas que leem ficção têm mais tendência a aceitar pensamentos diferentes e passam a entender diferentes aspectos de um mesmo assunto, mostra um estudo do periódico Creativity Research Journal. Isso significa que, graças à leitura, é mais fácil encontrar alternativas diferentes e novas possibilidades em sua rotina.

4. Ler ajuda a diminuir o estresse.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Sussex, no Reino Unido, ler por apenas seis minutos ajuda a diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse. Os pesquisadores perceberam que após o breve período de tempo os voluntários tinham queda na frequência cardíaca e conseguiam relaxar os músculos. “Perder-se em um livro é o maior estágio de relaxamento possível”, opinou o neuropsicólogo David Lewis, que conduziu o teste. “Não importa qual é
o livro, apenas o processo de escapar das preocupações do mundo cotidiano já é uma forma de relaxar.”

5. Ler aumenta as habilidades mentais.
Um estudo do jornal Neurology, de 2013, descobriu que pessoas que cultivam o hábito da leitura preservam por mais tempo suas habilidades mentais. Várias pesquisas indicaram que o estímulo mental da leitura ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer. Além disso, diferentes partes do cérebro são estimuladas durante a leitura. Foi notado que o fluxo sanguíneo aumentou em partes do órgão. “Prestar atenção em textos literários requer coordenação de várias funções do sistema cognitivo”, disseram os cientistas. Outro estudo dos EUA também descobriu que a redução do funcionamento do
cérebro na velhice, pode ser reduzida em cerca de 30% se a pessoa mantiver hábitos de leitura. Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

6. A expectativa de vida aumenta.
Um estudo publicado no periódico Social Science and Medicine revelou que quem lê livros regularmente consegue viver por mais tempo. Em testes com mais de três mil voluntários, aqueles que dedicaram cerca de três horas por semana à leitura viveram pelo menos dois anos a mais do que os participantes que não costumavam ler com frequência.

quarta-feira, 15 de Abril de 2020 - 9h09

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat