Você está aqui

De 15 a 17 de março, 11 equipes de robótica do Rio Grande do Sul estarão no Rio de Janeiro para o Festival Sesi de Robótica,  no Píer Mauá.  Serão 84 equipes de todo o Brasil, que conquistaram suas vagas em etapas regionais da First Lego League. O tema da temporada, Into Orbit (Em órbita), desafia os estudantes a pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Eles terão de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. 

Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de lego ainda terão de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e até mover satélites para a órbita. Tudo de maneira lúdica na mesa de competição. Os melhores times da etapa nacional garantem vaga em torneios internacionais. O principal deles, o World Festival, considerado a Copa do Mundo da robótica, será realizado em Houston, nos Estados Unidos. No ano passado, a equipe Red Rabitt, do Sesi de Americana (SP), foi a grande vencedora do mundial. 
Do Rio Grande do Sul irão as equipes Androids (Colégio Coração de Maria de Esteio), Galilegos (Colégio Santa Inês) de Porto Alegre, Ildobótica (EMEF Governador Ildo Meneghetti) de Porto Alegre, Just 4 Fun (Colégio Marista Pio XII) de Novo Hamburgo, Tecnoway (Rede de Ensino Caminho do Saber) de Caxias do Sul,  007Legow e Aventura Lego (Sesi) de Santa Cruz do Sul, Conectados e Liga da Diversão (Sesi) de Campo Bom, Guapobóticos Night (Sesi) de Guaporé, e Untitled (Sesi) de Gravataí. 

O Torneio Sesi de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. 

Desde 2013, o Sesi é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica First Lego League. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1,7 mil escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi de ensino fundamental e médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio. A competição fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

FIRST TECH CHALLENGE
Uma das novidades de 2019 é a estreia do First Tech Challenge (Desafio tecnológico): 16 equipes, formadas por alunos de 15 a 18 anos do ensino médio, poderão abusar da criatividade. Vindos de 15 estados nesta primeira edição, os estudantes vão projetar, prototipar e produzir as peças de acordo com as necessidades do robô. Mas claro, existem especificações técnicas que devem ser respeitadas. Do Rio Grande do Sul, duas equipes estarão participando: BahTech (Escola Sesi de Ensino Medio de Gravataí) e TchêStorm (Escola Sesi de Ensino Médio de Sapucaia do Sul).

Publicado sexta-feira, 8 de Março de 2019 - 13h13

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat