As 16 equipes que participaram da competição piloto tiveram que fazer com que um robô cumprisse determinadas missões, levando em consideração conhecimentos em elétrica, mecânica, design e engenharia, inclusive com a prototipagem e produção de peças de acordo com as necessidades do robô. Também foram avaliados pelo trabalho em equipe, o Caderno de Engenharia, que detalha todas as ações do grupo (com erros, tentativas e acertos), e ações junto à comunidade, buscando o incentivo da Ciência e Tecnologia.
O First Tech Challenge está a serviço do desenvolvimento de competências básicas para o novo mundo do trabalho, já que resolve problemas complexos por meio da tecnologia. “A nova escola precisa vencer o desafio de consolidar as competências de ler, escrever e resolver problemas com qualidade, associado ao compromisso de formar para o mundo do trabalho que está cada vez mais complexo e tecnológico. Neste sentido, o FTC é um facilitador da aprendizagem, pois conversa com culturas juvenis e com o raciocínio de competências que atingem às necessidades atuais. Além disso, mobiliza outras qualidades sócio-emocionais que também são necessárias para o desenvolvimento desta nova sociedade”, explica a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.