Você está aqui

A taxa de analfabetismo entre brasileiros com mais de 15 anos, caiu de 19,7% em 1991 para 7% em 2017, segundo dados do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE). A queda é significativa, mas o índice de leitura ainda é baixo entre a população do País. A média é de 2,43 livros por ano. O principal obstáculo apontado é a falta de tempo, segundo a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do Instituto Pró-Livro. Na região Sul, a estimativa de leitores é de 50% da população – considerando quem tenha lido inteiro ou em partes, pelo menos um livro em três meses.

Aproveitando que no dia 23 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) realiza a quinta edição do Dia da Leitura. A ideia é colocar essa prática na rotina de pessoas de todas as idades por meio de pausas para leituras coletivas, saraus e indicação de publicações – a pesquisa Retratos, mostra que a indicação de terceiros é o segundo fator que mais influencia na escolha de um livro. “O objetivo é mobilizar as pessoas. A leitura é fundamental para que elas possam se colocar em situações não vivenciadas e, com isso, se preparar para os desafios da vida”, avalia a gerente de educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

Iniciada em 2014, a iniciativa vem registrando um crescente de inscrições e participação. “Ativamente nós atingimos 400 mil pessoas no Rio Grande do Sul”, calcula Sônia. Segundo ela, houve um aumento de 12% em termos de instituições que aderiram à causa em comparação com 2018. “Temos mais de 470 instituições participando ativamente, levando para seus funcionários, para as pessoas das cidades, a leitura de uma forma lúdica, prazerosa e sempre enriquecedora”, relata. 

A programação segue por toda a semana e deve atingir mais de 400 mil pessoas em todo o Estado. A aluna do segundo ano da Escola Sesi de Ensino Médio de Sapucaia do Sul, Natália Leuck Rodrigues, comenta que participar de ações diferenciadas como sarau de literatura é fundamental para criar a cultura do livro. “Minha média de leitura é de seis livros por ano, mas pretendo aumentar ainda mais esse número, incentivada pelas atividades do Dia da Leitura aqui na escola”, afirma Natália. Por lá, foram realizadas intervenções literárias, roda de leitura e apresentações de música feitas pelos estudantes.   

Essa é mais uma ação do Sesi de incentivo ao acesso aos livros. A instituição conta também com os programas Sesi Imaginação – displays com livros disponíveis para os trabalhadores dentro das indústrias,  e o Indústria do Conhecimento – centros multimeios em parceria com as prefeituras. A Rede de Bibliotecas físicas está distribuída em 26 cidades do Estado. Clique aqui para saber os endereços.

Veja mais fotos no Flickr

Publicado Terça-feira, 23 de Abril de 2019 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat