Você está aqui

Estão abertas as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). O curso é destinado a pessoas que, por algum motivo, pararam de estudar, e engloba os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e Ensino Médio. A EJA foi elaborada especialmente para o trabalhador da indústria, construção civil e seus dependentes, com método flexível e adaptado à vida dos profissionais e às necessidades da indústria. O estudante acessa a plataforma à distância quando e onde quiser, e conta com os professores para tirar dúvidas. “Uma vez por semana, há encontros presenciais para fazer discussões voltadas ao mundo do trabalho. Uma EJA precisa contemplar outros conhecimentos adquiridos por esse profissional ao longo da vida. Elaboramos um currículo e um jeito de dar aula, que vai colaborar com as necessidades desse trabalhador”, destaca a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. 

Para os industriários e seus dependentes, o curso é gratuito e 80% à distância. As aulas presenciais são realizadas em polos de apoio espalhados por diferentes cidades do Estado: Bagé, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Gravataí, Guaporé, Igrejinha, Lajeado, Novo Hamburgo, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande. 

A EJA do Sesi é uma oportunidade de ampliar a qualificação dos trabalhadores da indústria. É o exemplo de Cristiano Alves, de Gravataí, formado na EJA ao final do ano passado. Ele voltou a estudar depois de deixar por 20 anos os livros de lado para se dedicar ao futebol. “Como este objetivo não deu certo, tive que começar a trabalhar. No trabalho, tive a necessidade de me qualificar e, para isto, precisava terminar o Ensino Médio. Sem a EJA do Sesi não teria condições nem financeira e nem de tempo. A partir de agora é uma nova etapa”, comemora. De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2017, no Rio Grande do Sul, dos 762,7 mil vínculos de trabalho existentes na indústria, 44,2% não possuem Ensino Médio, e 149.174 (ou 19,6% do total) não possuem Ensino Fundamental. Apenas 55,8% do total de vínculos possui Ensino Básico Completo. 

Nos últimos cinco anos, quase 36 mil alunos passaram pela EJA Sesi no Rio Grande do Sul. Mais informações pela Central de Relacionamento: 0800518555 e no link www.sesirs.org.br/eja.

Publicado sexta-feira, 14 de Junho de 2019 - 12h12

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat