Você está aqui

Nos dias 10 e 11 de julho, ocorre a exposição de projetos dos alunos do Contraturno Escolar do Serviço Social da Indústria de Guaporé, na unidade do Sesi na cidade. Serão cinco pesquisas envolvendo ciência, sustentabilidade e tecnologia. No Contraturno, os participantes, de 6 a 12 anos, constroem projetos de seu interesse por meio de um modelo de aprendizagem baseado em robótica, pesquisa e desafio ético, considerando hipóteses e busca de informações, ao instigar o pensamento científico. Os trabalhos de Guaporé são pautados por questões reais, que envolvem o dia a dia, como o consumo de energia, de água, produção de lixo, o uso de agrotóxico e os animais silvestres da região. A mostra ocorre na unidade do Sesi de Guaporé, a partir das 19h.  

O reaproveitamento das chuvas para economizar água potável nas descargas sanitárias foi o tema do estudo de um dos grupos, que poderá ser conferido de perto pelos visitantes. A análise foi feita a partir da realidade da unidade do Sesi, que ainda não conta com um reservatório para esse fim. Segundo cálculos dos alunos, são consumidos, em média, 2.400 litros de água por dia na unidade de Guaporé, apenas pelos estudantes do Contraturno. Com essa realidade, eles vão montar um protótipo para ser apresentado à gerência de operações, com o intuito de incentivar a implantação de um reservatório para coletar a água da chuva, evitando o desperdício e gerando economia. 

Outro dos trabalhos apresentados estudou as possibilidades de reduzir a ingestão de agrotóxicos na prática. Entre as sugestões idealizadas a partir de contato com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estão a plantação de hortas orgânicas, visitas a instituições da região que cultivam sem agrotóxico e conhecer técnica de plantio que envolve florestamento e alimentos ao mesmo tempo. Um dos resultados será a plantação de uma horta no Sesi para consumo dos educandos. O Contraturno Escolar do Sesi em Guaporé conta com 119 alunos e ainda há vagas abertas para crianças de 6 a 12 anos, matriculadas no ensino fundamental, preferencialmente para dependentes de trabalhadores da indústria e comunidade. O programa tem como propósito contribuir para o desenvolvimento integral da criança, desde questões psicomotoras, socioafetivas, do raciocínio lógico e da linguagem. As ações educativas visam desenvolver o pensamento criativo, empreendedor, tecnológico e científico. O Contraturno Escolar do Sesi está disponível, nos seguintes municípios do Rio Grande do Sul: Campo Bom, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Marau, Parobé, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Teutônia. No decorrer deste ano, as unidades de Bento Gonçalves, Esteio, Montenegro e São Leopoldo vão oferecer a nova proposta metodológica do programa, baseada em trilhas de aprendizagem, ampliando a faixa etária de atendimento de 6 a 10 anos e de 11 a 15 anos. Mais informações pela Central de Relacionamento: 0800518555.

Publicado quinta-feira, 4 de Julho de 2019 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat