Você está aqui

Os alunos Douglas Machado e Rafael Büttow, orientados pela professora Marina Dias, da Escola Sesi de Ensino Médio Eraldo Giacobbe, de Pelotas, foram os vencedores do desafio nacional Criadores do Futuro. A dupla gaúcha, que concorreu com mais de 2,5 mil estudantes de 21 estados brasileiros, foi desafiada a elaborar uma composição musical autoral e um clipe de três minutos, que ressignificasse o futuro das profissões. “A escolha da professora orientadora e dos dois alunos para encarar o desafio se deu por conta da identificação de suas potencialidades, uma das premissas da metodologia de ensino utilizada na escola Sesi”, explica a diretora, Maristela Kellerman. Rafael tem o gosto pela mixagem de áudio e Douglas, pela edição de vídeos. A ideia era utilizar a arte, como o cinema e a música, para que os jovens expressassem suas perspectivas. Foram cerca de dois meses de planejamento, elaboração e execução, encarado como um projeto educacional dentro da escola.

Batizado como “Um Novo Olhar”, a produção reflete sobre a necessidade de os jovens buscarem conhecimento para encarar profissões que sequer existem ainda e a importância do pensar sobre o operar equipamentos. Segundo a professora orientadora, Marina Dias, “o objetivo foi mostrar o lado otimista da tecnologia, que pode ser uma aliada do trabalho do futuro”. “Foi uma oportunidade e tanto de aprendizado e reflexão sobre o mercado para o qual estamos nos preparando”, avalia Douglas, que, assim como Rafael, está no 3º ano do ensino médio. O conceito do vídeo mostra a ligação entre o analógico e o digital, além utilizar como cenários locais modernos (como parque Una) e tradicionais de Pelotas (como o Mercado Central), mesclando o passado e o futuro. 

Realizado pela Escolas Exponenciais, hub de inovação voltado para gestores de escolas particulares brasileiras, o desafio incluiu mais de 9h de conteúdo criados por alunos de todo o País, que impactaram 500 mil pessoas por meio das redes sociais. Douglas e Rafael serão premiados com uma viagem temática ao Rio Janeiro, incluindo visita ao Museu do Amanhã, a uma produtora de vídeo carioca, para conhecer um pouco mais sobre esse mercado, e ingressos para o festival Rock in Rio. 

Confira o clipe completo:

Publicado Terça-feira, 20 de Agosto de 2019 - 10h10

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat