Você está aqui

Educação de tempo integral, trabalho coletivo, por meio de pesquisa ativa, que busca o desenvolvimento integral do estudante, e o respeito à cultura juvenil são algumas das premissas das Escolas de Ensino Médio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e que serão fortalecidas no município de Pelotas. Nesta sexta-feira (30), foi assinado o termo de formalização da parceria entre a rede municipal de Educação e o Sesi. O novo modelo será adotado, inicialmente, em duas escolas-piloto: de Ensino Fundamental (Emefs) Maria Joaquina, localizada no 3º distrito, Cerrito Alegre; e Mário Meneghetti, no bairro Três Vendas – ambas com proposição de turno integral. Para isso, 118 professores da rede municipal iniciaram a formação na metodologia.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), José Alfredo Laborda Knorr, ressaltou que os princípios sociais da instituição são os de cuidar da saúde dos trabalhadores das indústrias e desenvolver a educação – itens que auxiliam na mudança, no fazer e no progresso. “A Escola do Sesi é modelo para todo o País, ganhou prêmios e se destaca no cenário”, disse. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, lembra que o município procurava um modelo para implantar nas escolas de turno integral. "Conhecemos a Escola do Sesi. Foi uma motivação e a adotamos como espelho, pelo espírito do trabalho colaborativo e coletivo, de busca do aluno, do seu potencial e do empreendedorismo”. 

A partir de um movimento dos integrantes do Conselho Consultivo da região de Pelotas, em abril deste ano, foi realizada uma reunião entre uma comitiva de representantes do Sesi-RS, diretores da FIERGS e a prefeita de Pelotas, na qual iniciaram as tratativas.

Publicado sexta-feira, 30 de Agosto de 2019 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat