Você está aqui

Nova etapa de formação pedagógica ocorre em Panambi

Uma nova etapa da parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Secretaria Municipal de Educação e a Associação Comercial e Industrial de Panambi em formação pedagógica ocorreu na cidade. O objetivo é contribuir para fortalecer a educação básica local, com uma reestruturação alinhada às necessidades do município e à nova base curricular na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A ideia partiu dos empresários do município, preocupados com o ensino e a formação dos cidadãos da região.

Desde 2018, o Sesi-RS participa da discussão das bases curriculares e metodológicas do trabalho docente em Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, que está no segundo ano de trabalho. Várias etapas já foram realizadas: construção do Referencial Curricular, debates a partir dele, oficinas focadas nas tecnologias e na robótica educacional, paradas pedagógicas, onde as escolas reúnem-se uma vez ao mês para o planejamento pedagógico e interdisciplinar. “A metodologia do Sesi-RS é baseada na formação do cidadão de forma integral, ao promover a reflexão e a solução de problemas no contexto em que vivemos, em uma abordagem que considere o raciocínio lógico sem esquecer a importância do desenvolvimento da sensibilidade. Enfatizamos as conexões entre o que eles aprendem na escola e suas atividades cotidianas e, mais tarde, no trabalho”, explica a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

A ideia é transformar o aluno em autor e, consequentemente, um agente transformador, preparado para o mundo do trabalho, globalizado, tecnológico, sensibilizado socialmente e ambientalmente e o professor concebido como profissional que dá sustentação a todo esse processo. São envolvidos todos os profissionais relacionados à educação: gestores, bibliotecários, técnicos de laboratório de informática, auxiliares de educação e professores do atendimento educacional especializado. Duas novas formações pedagógicas ocorreram em setembro. No dia 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Costa e Silva, e, no dia 12, na EMEF Dona Leopoldina.

Publicado quinta-feira, 19 de Setembro de 2019 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat