Você está aqui

Alunos gaúchos vão representar o Brasil em torneio de matemática na China

Seis alunos do Rio Grande do Sul vão integrar a equipe brasileira na 10ª World Mathematics Team Championship, que será realizada em Beijing, na China, de 21 a 25 de novembro. Os alunos da Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí conquistaram a classificação depois dos resultados obtidos nas etapas estadual e nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteira (MSF), na qual receberam medalhas de bronze e prata.

Os estudantes do primeiro ano Gustavo dos Santos Mendes e Luís Gabriel Figueiredo Gomes; do segundo ano, Pedro Henrique Ferreira Pereira e Arthur Matias Graeff; e do terceiro ano Cecília Hernandez Alvarez e Amanda Petter, foram informados da novidade na noite desta segunda-feira (7), na própria escola. Os pais foram convocados para uma reunião, sem saberem o motivo. "Que surpresa maravilhosa. Eu poderia imaginar qualquer coisa, menos que meu filho estaria embarcando em breve para o outro lado do mundo para uma competição internacional", relata Marcia Meyer Graeff, mãe de Arthur Matias. Os alunos são filhos de trabalhadores da indústria e quatro deles vieram de um Ensino Fundamental em escolas públicas.

A professora de matemática, Guiomar de Souza, que vai acompanhar a turma na estadia chinesa, destaca o resultado. "É uma grande conquista para uma escola com apenas três anos de existência. É uma das provas de que a metodologia inovadora aplicada traz resultados". Os próprios estudantes percebem mudanças no aprendizado. A jovem Amanda, do terceiro ano, sempre teve dificuldades na área de exatas e ressignificou o aprendizado depois de entrar na escola. "A união de diferentes matérias para a resolução de problemas contribui para que eu realmente compreenda", reflete a estudante..

Alunos da matemática na China

Além dos conhecimentos em matemática, as aulas de língua estrangeira, especialmente o inglês, foram levados em consideração para a classificação. A metodologia de ensino é sustentada em projetos de pesquisa ativa, busca o desenvolvimento integral do estudante e a construção de competências e habilidades necessárias ao Mundo do Trabalho. “Temos um trabalho totalmente pautado no 'aprender fazendo', com laboratórios, salas ambiente, trabalhando a gameficação, que é a capacidade de transportar para jogos assuntos que são importantes para o jovem pensar e refletir, aproveitando e reconhecendo sua necessidade de se movimentar”, explica a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. O currículo é 50% voltado para Matemática e Ciências da Natureza, 30% para Linguagens e 20% para as áreas de Humanas.

A classificação para a competição internacional se soma a outros resultados obtidos pelos alunos das Escolas Sesi de Ensino Médio, que iniciaram as atividades em 2014, com a primeira unidade em Pelotas. De lá para cá, foram cerca de 60 premiações em eventos científicos de abrangência nacional e internacional – incluindo 32 nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Engenharia. Além de Pelotas e Gravataí, há escolas Sesi em Montenegro e Sapucaia do Sul. A previsão é de inaugurar uma nova estrutura em São Leopoldo no próximo mês de novembro. As Escolas Sesi são uma iniciativa do setor industrial do Rio Grande do Sul, destinadas especialmente para filhos de industriários, com vagas abertas para a comunidade, em caso de excedente

Publicado Terça-feira, 8 de Outubro de 2019 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat